Morre ex-deputado e ex-presidente do TCE-PR Artagão de Mattos Leão
"Estamos todos chocados". Foi com essa frase que o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli confirmou ao Alerta Paraná a morte repentina do amigo Artagão de Mattos Leão, ex-deputado estadual e ex-presidente do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) por dois mandatos. "Perdi um amigo da vida toda, com quem costumava me encontrar quase todo fim de semana", acrescentou, lembrando que ele havia acabado de se filiar ao MDB paranaense.
Segundo Romanelli, Artagão teria sido vitimado por um infarto fulminante na manhã deste domingo (30) em São Luiz do Maranhão, onde estava a passeio com a esposa. O velório será nesta segunda-feira, no próprio TCE-PR.
Artagão, que era natural de Inácio Martins, estava no TCE-PR desde 1991, quando foi nomeado conselheiro pelo então governador Roberto Requião, e se aposentou do Tribunal em outubro do ano passado, ao completar 75 anos, depois de tê-lo presidido de 1996 a 1998 e no biênio 2013/2014. Antes disso, havia sido deputado estadual de 1983 a 1991. Artagão deixa quatro filhos, dentre os quais o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Júnior.
LUTO OFICIAL
Ao tomar conhecimento da morte de Artagão de Mattos Leão, o Governo do Paraná decretou luto oficial de três dias no Estado. "Artagão sempre foi um homem público muito dedicado e que marcou o seu nome na história do Paraná e do Tribunal de Contas, que exerce um papel fundamental para a sociedade. Meus sentimentos a todos os familiares e ao meu amigo Artagão de Mattos Leão Junior nesse momento difícil", disse o governador Ratinho Junior.
O governador em exercício Darci Piana também lamentou a morte. "Artagão ficou mais de 30 anos no Tribunal de Contas, sempre com uma conduta séria, honesta e transparente. Grande conhecedor da gestão pública, deixará um legado imenso para o Estado do Paraná", afirmou. (Foto: Arquivo TCE-PR)