Cascavel mais que dobra exportações em sete anos
Cascavel bateu novamente o recorde de exportações no primeiro semestre de 2023. Números do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços mostram que o Município mandou o equivalente a US$ 325,8 milhões para 57 países de todos os continentes nesse período, sobretudo de produtos agropecuários. Esse valor representa um crescimento de 17,7% nas exportações em relação ao mesmo período do ano passado e de nada menos que102,4% em relação a igual período de sete anos atrás.
"Temos muito a agradecer aos nossos pais e avós que começaram a abrir e trabalhar estas terras com muito esforço. Hoje, nós temos muita tecnologia e conseguimos produzir mais alimentos com a mesma quantidade de terras. Sem o esforço, o trabalho, a coragem e a força dos nossos antepassados não estaríamos aqui", reconhece o produtor rural Jeferson Bonatto.
Para incentivar e apoiar o agricultor, que celebra seu dia justamente hoje (28 de julho), a Prefeitura tem feito sua parte proporcionando às 5.239 propriedades rurais existentes no Município melhores condições de trafegabilidade, condição fundamental para o escoamento da produção.
"O investimento que o Município faz em infraestrutura rural é uma maneira de apoiar e valorizar essa importante atividade econômica", declara o secretário de Agricultura, Renato Segalla, assinalando que nos últimos anos foram construídos diversas novas estradas e outras foram pavimentadas.
No momento o poder público investe no que foi denominado de Anel de Integração Rural, projetado para ligar os sete distritos. São, ao todo, 155quilômetros de estradas que estão recebendo uma série de melhorias. Dentre as obras em execução estão a pavimentação da estrada Novo Horizonte, no distrito de Sede Alvorada, totalizando 20,7 quilômetros, além do calçamento com pedras irregulares de outros 6,2 quilômetros da Estrada Rio do Salto e 7 quilômetros da Estrada Linha Peroba, tudo com apoio financeiro da Itaipu Binacional, que tem sido grande parceira do Município. (Foto: Secom/PMC)