Conscientização é a aposta de portos para prevenir acidentes
O balanço do primeiro semestre mostra um saldo positivo no volume de eventos de conscientização para a manutenção do trabalho saudável e seguro nos portos do Paraná, mas especialmente no Porto de Paranaguá. De janeiro a junho foram realizados 1,3 mil eventos de conscientização, como rodas de conversa, orientações, diálogos de saúde e segurança sobre temas inerentes às atividades profissionais.
Esses eventos alcançaram mais de 10 mil trabalhadores, e outros 328 participaram das ações de conscientização realizadas em julho, primeiro mês do segundo semestre. "Durante todo o mês de julho, o tema da campanha foi proteção auditiva e respiratória", afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa pública, José Sbravatti.
Com o apoio de uma cartilha preparada com linguagem simples, direta e objetiva, o tema é abordado de maneira lúdica para facilitar a compreensão e aplicação no dia a dia. "Divulgamos informações úteis que façam diferença no cotidiano dos trabalhadores, incentivando práticas seguras e estimulando a cultura de segurança nas empresas e em toda a comunidade portuária", acrescenta.
O objetivo principal das campanhas mensais, segundo Sbravatti, é que esses temas virem rotina em todas as atividades do trabalhador, para que ele execute suas tarefas de maneira segura e ciente de que tomará as melhores decisões para garantir a própria segurança e a dos colegas.
A ideia é evitar que se repita nos portos acidentes como o ocorrido nesta semana na área industrial da Cooperativa C. Vale, em Palotina, onde uma explosão causou pelo menos oito mortes. (Foto: Portos do Paraná)