Operação de emergência
Embora cantada em prosa e verso por quem conhece os bastidores da política, a decisão de Osmar Dias de abdicar de sua candidatura e deixar a vida pública, ao menos por ora, provocou um grande abalo no PDT. Tanto que, ao ser comunicado por Osmar via Whatsapp, o presidente nacional Carlos Lupi tratou de reservar imediatamente uma passagem aérea para vir a Curitiba, onde deverá chegar apenas à noite, para recolocar a casa em ordem e empossar o substituto do senador no comando do partido no Estado. A preferência é pelo ex-prefeito e ex-deputado Gustavo Fruet, mas como este está mergulhado de cabeça no esforço para conquistar um mandato que o leve de volta a Brasília, não está afastada a possibilidade do deputado federal Assis do Couto vir a assumir a função. Além disso, a presença de Lupi deverá definir que candidato o PDT irá apoiar para o Governo do Paraná.
Drinque
Magoado com muitos que trabalharam para inviabilizar sua candidatura, Osmar não deverá participar da campanha deste ano, nem mesmo do irmão Alvaro Dias. Prova disso é que vai dar uma esticada com a família até o Chile, País que oferece bons pontos turísticos e vinhos de muito boa qualidade.
Retardamento
A decisão de Osmar não repercutiu apenas no PDT. Espécie de general da campanha da esposa Cida, Ricardo Barros tratou de agir imediatamente para evitar uma eventual demandada de forças para a candidatura de Ratinho Jr, o mais favorecido pelo novo cenário diante da situação confortável ocupada nas pesquisas e que nesta sexta recebeu a adesão também do PPS de Rubens Bueno
Indefinições
Faltando apenas dois dias para o término do prazo para realização das convenções, ainda há muito a ser definido no cenário político paranaense. E não só em termos de candidaturas majoritárias (sobretudo a vice-governador) como também de alianças partidárias. O quadro começará a clarear para valer amanhã, quando PP, PDT, PSL e outros partidos realizarão suas convenções. As últimas definições, no entanto, só ocorrerão no domingo.
Novo candidato
Em Curitiba ventila-se a hipótese de Fernando Francischini, a princípio postulante ao Senado com o empresário cascavelense Valdinei da Silva como primeiro suplente, se lançar de última hora candidato a governador. Seria uma forma de fortalecer ainda mais a candidatura presidencial de Jair Bolsonaro, que pode vir a Curitiba amanhã.
Sob nova direção
A um custo que certamente não foi barato e poderia perfeitamente ser evitado, o secretário estadual da Saúde, Antonio Carlos Nardi, veio nesta sexta-feira de Curitiba especialmente para dar posse ao professor Edison Luiz Leismann como novo diretor-geral do Hospital Universitário de Cascavel.
Terreno pedregoso
Por falar no HU, a julgar pelas denúncias recentes o novo diretor vai pisar em um terreno cheio de armadilhas. Menos mal que Leismann tem conhecimento de assunto, pois foi diretor administrativo do hospital por dois anos e meio.
Em destaque
A agência cascavelense VS Comunicação conquista cada vez mais espaço e reconhecimento entre os grandes players nacionais pela excelência de sua atuação em desafios da gestão de marcas. É dela o projeto de identidade, ambientação e comunicação do IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, encerrado ontem na cidade catarinense de Florianópolis.
Megaevento
Considerado o maior fórum ambiental da América Latina sobre áreas naturais protegidas, o referido Congresso, promovido pela Fundação Grupo Boticário, reuniu 1.300 participantes. Todo o projeto de comunicação desenvolvido pela VS Comunicação levou em conta as boas práticas de sustentabilidade e preservação ambiental.
Sanduíche
* Mais uma edição do McDia Feliz será desenvolvida neste sábado, quando quem consumir o sanduíche Big Mac estará ajudando os hospitais paranaenses especializados no tratamento do câncer, dentre eles a Uopeccan. * Um adendo interessante a esse assunto é que a governadora Cida Borghetti decidiu isentar o Big Mac do ICMS unicamente nesse dia, para permitir uma arrecadação ainda maior a essa importante causa. * A Prefeitura de Cascavel multou a Transpaula em 1% do contrato mantido com o Município por conta do acidente com um ônibus que feriu seis alunos em fevereiro deste ano, em Rio do Salto. * O resultado do processo administrativo que penalizou a empresa foi publicado nesta sexta-feira e não esclarece o quanto essa multa representa em dinheiro. * O presidente da Câmara e mais dois vereadores da cidade paranaense de Palmas foram presos hoje, na segunda fase da operação Jogo Limpo. * José do Lago Folha, Major Negreiros e Rogério Freitas são acusados de participar de um esquema que desviou R$ 7 milhões em recursos públicos daquele Município. * Levantamento do Diário do Poder revela que são falsos 68 mil (20%) dos seguidores de Luiz Inácio Lula da Silva no Twitter. * Mas o ex-presidente perde feio para sua sucessora Dilma Rousseff, cujo perfil, segundo a mesma pesquisa, foi "engordado" com 1,8 milhão (30%) de seguidores fantasmas.