Abalo no crime organizado
A segunda edição da Operação Fronteiras e Divisas Integradas, que uniu as polícias do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mostrou que quando há estratégia e ação efetiva é perfeitamente possível minimizar os problemas na área da segurança pública.
Em apenas cinco dias, a referida operação resultou na apreensão de 19 toneladas de drogas e na prisão de 2.749 pessoas, 1.303 delas já com mandados judiciais expedidos, mas que seguiam foragidas.
A atuação intensa das polícias dos cinco estados, que mobilizou mais de 17 mil homens e 7 mil viaturas, além de aeronaves, embarcações e drones, também deteve 167 menores, apreendeu 185 armas e recuperou 754 veículos roubados ou furtados. No todo, o resultado causou um grande abalo nos alicerces do crime organizado.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, explicou que o objetivo foi demonstrar que as ações nesta área podem ser executadas com integração e alinhamento, com o compartilhamento de ideias. "Os resultados desta operação nos mostram isso e refletem, principalmente, a parceria entre os estados da região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul", afirmou. (Foto: Adilson Afonso Voinaski/Sesp)