Campo: maiores segredos da produtividade estão no plantio
Ao lançar a semente no solo, iniciando o processo para uma nova safra, uma série de incertezas acompanham o produtor rural. As condições climáticas que podem não ser favoráveis às necessidades da cultura, a variação dos mercados nacional e internacional que pode impactar no preço pago pelo grão na hora da colheita, a ocorrência de pragas e tantos outros fatores sob os quais não há controle.
Diante deste cenário, Antonio Jorge, fundador e diretor executivo da My Farm Agro, empresa de educação para o agronegócio, que acumula anos de experiência de campo como consultor técnico, observou a necessidade de levar ao homem do campo informações sobre boas práticas em plantio e tecnologia de sementes, para que o produtor possa investir nos únicos fatores que pode controlar. "Não é possível controlar a variação do mercado, a frequência e volume de chuvas, mas é possível usar o planejamento para diminuir os impactos externos na produtividade da lavoura. Cuidados na hora da semeadura, como escolher uma boa semente, bom tratamento e tecnologia podem ser decisivos para que o produtor possa produzir mais e errar menos", explica Antonio.
Para levar essas informações ao produtor rural, ao técnico agrícola e a quem está à frente do processo de semeadura, Antonio idealizou o evento Arena da Plantabilidade, que já teve edições realizadas no ano passado em Lucas do Rio Verde (MT) e em Rio Verde (GO), e nesta terça-feira (25) acontecerá no auditório do Centro Universitário FAG, em Cascavel.
A plantabilidade é considerada um fator de sucesso dentre os mais expressivos para obtenção de maior produtividade. "Pra você colher você tem que plantar, então se você quer colher bem é bom você começar bem, se largar mal a chance de fracassar é muito grande. Analisando os casos de maiores produtividades do Brasil, 80 a 90% são relacionados àquele período inicial do estabelecimento da planta. Então dentro desse cenário o que nós podemos fazer é escolher uma semente ajustada em relação ao seu vigor, dar o melhor tratamento possível para essas sementes, entregar isso de maneira uniforme, tanto em profundidade, quanto na distribuição horizontal e fazer os ajustes que evitam as despesas maiores. Então como não havia nenhum evento nesse porte da área de plantabilidade nessa parte de mecanização, nessa parte de fazer a semeadura bem feita nós entendemos que existia uma necessidade, que as pessoas precisariam dominar mais esse tema para colocar em prática dentro da sua área, dentro da sua arena e fazer cada vez melhor. Esse é o contexto de ter uma arena repleta de especialistas, gladiadores pode se assim dizer que vão estar junto com a gente mostrando como fazemos para domar os nossos leões das etapas iniciais de plantio", diz o diretor executivo da My Farm Agro.
ESPECIALISTAS CONVIDADOS
O evento é composto por vários palestrantes especialistas nos processos que compõe a plantabilidade: Paulo Arbex, professor doutor da FCA - Unesp Botucatu e palestrante reconhecido nacionalmente do tema "Plantabilidade de Grandes Culturas"; Rogério Coimbra, professor doutor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); Julio C. Pereira, diretor operacional da GPD Academy, especialista em plantabilidade de grandes culturas e mestre em Agronomia; e Ricardo Bagateli, engenheiro agrônomo especialista em solos e nutrição de plantas e mestre e doutor em sementes.
Em toda edição, a organização do evento convida um pesquisador local para fazer parte da programação. Em Cascavel, o escolhido foi Flavio Gurgacz, engenheiro agrônomo e mestre em Engenharia Agrícola pela Unioeste e doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Quem tiver interesse em participar pode se inscrever clicando AQUI. (Foto: Sistema Faep)