Pós em pecuária de leite integra 45 profissionais de cooperativas
Quarenta e cinco profissionais acabam de iniciar uma pós-graduação em pecuária leiteira organizada pelo Sescoop em parceria com a Unicoop, a Universidade Coopavel, e a Rehagro. São médicos veterinários, agrônomos e zootecnista ligados a algumas das maiores cooperativas do Paraná e do Brasil - C. Vale, Copacol, Frísia, Castrolanda, Coamig, Primato, Agrária, Coagro e Coopavel.
Com 18 módulos, a especialização tem aulas presenciais (oito módulos com 128 horas) e on-line (dez módulos com 232 horas). Os conteúdos vão ser vencidos em 18 meses com encontros mensais - sempre em um fim de semana do mês. As aulas serão alternadas: num mês serão presenciais, no parque do Show Rural, em Cascavel, e no outro on-line, sempre com conteúdos repassados ao vivo pelos professores.
O programa da pós-graduação tem inúmeros diferenciais, tudo para potencializar o aprendizado dos inscritos, destaca o gerente da área Pecuária da Coopavel, o veterinário Cezar Leopoldo Szekut. Um deles é possibilitar aos alunos elaborar projetos para fazendas reais, sempre com o devido acompanhamento técnico, e contato com metodologias voltadas à melhoria da gestão e de aumento na produtividade de sistemas de pecuária leiteira.
PROGRAMA
Os conteúdos da especialização foram cuidadosamente selecionados e são os seguintes: Gestão de pessoas e equipes; Princípios de nutrição para formulação de dietas; Criação eficiente de animais jovens; Estratégias nutricionais para o período de transição; Formulação de dietas; Manejo de lavoura de milho a alto rendimento de silagem; Projeto aplicativo (como fazer e apresentar um projeto em pecuária de leite, passo a passo à evolução do rebanho); Recentes avanços em conservação de forragens.
E mais: Forrageiras de inverno para pastejo e produção de silagem ou pré-secado; Instalações para sistemas de produção de leite; Gestão da eficiência reprodutiva em rebanhos leiteiros; Melhoramento e estratégias genéticas em rebanhos leiteiros; Estratégia para prevenção e controle da mastite; Pré-apresentação - diagnóstico e evolução; Efeito do sistema de ordenha na qualidade do leite e saúde da glândula mamária; Programas de saúde em rebanhos leiteiros e Gestão econômica e financeira. Há também módulos específicos para a apresentação do projeto técnico e de análises econômica e financeira.
Os professores convidados para a pós-graduação são especialistas, mestres e doutores em suas áreas de atuação profissional. São eles: Bolivar de Faria, José Uribe, Maryon Dalle, Sandra Coelho, Thiago Bernardes, Adriano Botelho, Fábio Fogaça, Lívia Magalhães Silva, Luiz Araújo, João Pereira, Emerson Alvarenga, Guilherme Pontes, Ricardo Melo, Otávio Campos e José Pantoja. A apresentação do projeto final está agendada para os dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2025. (Foto: Divulgação)