Cascavel dobra o número de empresas em sete anos
Dados atualizados do Mapa de Empresas do Ministério da Fazenda revelam que Cascavel conta hoje com 51.767 empresas ativas, 26.682 das quais abertas apenas entre 2017 e 2023. A taxa de crescimento, que foi de 7% ao ano entre 2013 e 2018, saltou para15% a partir de 2020.
Para o prefeito Leonaldo Paranhos esse á uma vitória de todos os que acreditaram ser possível transformar um período crítico em oportunidade. "Ninguém imaginava que em meio a um período de tantas turbulências, incerteza num processo eleitoral, guerra e pandemia, seria possível seguir trabalhando, enfrentar os problemas, criar projetos, usar a criatividade e parcerias certas para alcançar o que conseguimos aqui em Cascavel", destacou.
Esses resultados sobre o crescimento exponencial da economia de Cascavel e a aceleração do crescimento das empresas locais caminharam na contramão do que ocorreu na maioria das cidades nesse mesmo período.
Antes da integração à Redesim, por exemplo, levava-se aproximadamente 15 dias para abrir uma empresa na cidade. Hoje, o tempo médio para isso é de apenas 2 dias e 11 horas - um dos cinco melhores do País. Com pouco mais de 2 horas e 40 minutos as empresas isentas de licenciamento saem com toda documentação pronta para iniciar sua operação.
Além de facilitar a abertura via digitalização, o Município criou um processo de desburocratização, alterando sua legislação tributária e fiscal, dando a condição da isenção de alvará para os MEIs (microempreendedores individuais), além da liberar para menos 440 atividades empresariais a necessidade de licenciamento. Hoje, em torno de 60% das empresas abertas no município são dispensadas do licenciamento do alvará.
PLANEJAMENTO
Todo esse contexto vitorioso deve-se ao Programa de Retomada Econômica, lançado em maio de 2020, quando foram planejadas e executadas ações com vistas a reduzir o impacto das ações de contingência da pandemia, iniciada em março de 2020, como a regulamentação da Lei da Liberdade Econômica, integração com a Redesim, Banco da Mulher, Barracão Produtivo, reforma e concessão dos casulos, Radar de Inovação e investimento municipal em obras. Isso tudo gerou 19 mil novos empregos e fez o PIB municipal alcançar 12% de crescimento. (Foto: Secom/PMC)