Alunos estaduais vão receber óculos de inteligência artificial
O Governo do Paraná está investindo R$ 2,19 milhões na compra de 147 dispositivos de inteligência artificial OrCam MyEye 2.0. Com custo de R$ 14,9 mil por unidade, esses óculos especiais permitem o acesso fácil e instantâneo a informações em tempo real, com transmissão por áudio. Essa quantidade equivale ao número de alunos cegos existentes na rede estadual.
O dispositivo é discreto, mede 7,6 cm de comprimento e fica acoplado na haste de um óculos comum. O aparelho possui uma câmera inteligente que é capaz de ler instantaneamente textos de qualquer superfície, reconhecer produtos, cores e cédulas de dinheiro em real ou dólar, rótulos, identificação de rostos e até mesmo a cor de uma roupa. Sua velocidade pode ser controlada, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto, permitindo escolher entre voz masculina e feminina, com comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura.
O contrato de compra dos 147 aparelhos foi assinado pelo secretário da Inovação, Marcelo Rangel. "Essa é uma das tecnologias mais modernas do mundo, que vai facilitar a inclusão de crianças e jovens. Através dos dispositivos, os alunos terão acesso a informações e oportunidades de aprendizado semelhantes às dos demais colegas. Essa inovação promove inclusão e mais acesso à educação, cultura, esporte, lazer, assistência social, aprendizagem e qualificação profissional", afirmou ele. (Foto: Roberto Dziura/AENPR)