Ao mestre, com todo carinho
De ofício, ele é professor da rede municipal de ensino; nas horas vagas, dedica o máximo possível de seu tempo a garantir o dia de amanhã não apenas seu, mas da população em geral. Pode-se dizer, sem medo de errar, que é dos poucos cascavelenses com pensamento verdadeiramente coletivo quando o assunto é meio ambiente.
Por isso, pode-se classificar como uma das mais justas dos últimos tempos a homenagem que acaba de ser prestada pela Câmara Municipal a Adelar Valdameri, mais novo Cidadão Honorário de Cascavel por iniciativa dos vereadores Beth Leal e Alécio Espínola.
"Plantar uma árvore é um gesto que fazemos por todos, mesmo por aqueles que não se importam ou por aqueles que nos odeiam. Plantar é uma aposta no bem-estar coletivo e no bem da comunidade", resumiu o mestre com a voz embargada de emoção ao agradecer pela homenagem, prestada por seu brilhante papel como fundador e líder até hoje da ONG Amigos dos Rios, bem como do Grupo Amigos dos Rios, que desenvolve constantes mutirões de recuperação de nascentes, rios e matas ciliares.
"A defesa do meio ambiente é um trabalho desafiador já que se enfrenta diariamente inúmeras dificuldades, principalmente a restrição de recursos humanos e financeiros. A dedicação de tempo e esforço que Adelar demonstra em sua defesa dos rios e de todos os recursos naturais do município é um propósito de vida, que merece ser divulgado e valorizado", resumiu Beth Leal. "O mundo precisa de mais pessoas como Adelar", acrescentou Alécio Espínola.
A propósito, se você quer conhecer melhor a ONG Amigos dos Rios, basta clicar AQUI. (Foto: Flávio Ulsenheimer/CMC)