Ainda é fraca adesão no Oeste a mobilização contra o feminicídio
Dos 50 municípios que compõem o Oeste do Paraná, apenas três (Cascavel, Foz do Iguaçu e Capitão Leônidas Marques) figuram entre os 50 do Estado todo que confirmaram adesão, até o início da tarde desta sexta-feira (14), à Caminhada do Meio-Dia, evento organizado pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa para marcar o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
A ideia é realizar caminhadas simultâneas pelo maior número possível de cidades paranaenses pontualmente ao meio-dia do sábado da semana que vem (22) como forma de encorajar a população a lutar contra esse tipo de crime, que teve mais dois casos registrados em Cascavel em menos de uma semana.
A recomendação, segundo a secretária estadual Leandre Dal Ponte, é que as pessoas que participarem da Caminhada do Meio-Dia usem roupa branca em demonstração de paz e respeito à vida. Segundo ela, cada Município vai definir e divulgar um ponto de encontro e um local de chegada para a caminhada, mas a recomendação é que o circuito dure cerca de 15 minutos.
Leandre também explicou o simbolismo do meio-dia. "Onde estariam essas mulheres vítimas do feminicídio num sábado se estivessem vivas? A grande maioria, junto a seus familiares, ao redor de uma mesa para fazerem uma refeição juntos. Hoje elas não estão mais como eles, sua ausência é sentida todos os dias e sua presença jamais esquecida", completa.