Clínica da Univel faz quase 4 mil atendimentos em 6 meses
A Clínica Escola dos cursos de Nutrição e Fisioterapia da Univel, que funciona no CNTA (Centro Nacional de Treinamento em Atletismo) de Cascavel, tem desempenhado um papel fundamental no apoio à saúde da comunidade e ao desempenho dos atletas. Só no primeiro semestre deste ano os estudantes realizaram no local nada menos que 3.908 mil atendimentos gratuitos.
O CNTA é um importante centro de treinamento esportivo, pois prepara atletas de diversas modalidades para competições nacionais e internacionais. Reconhecendo a necessidade de cuidados especializados, a Univel estabeleceu essa parceria para oferecer serviços de saúde de qualidade aos atletas e à comunidade no geral, ao mesmo tempo em que proporciona uma valiosa experiência prática aos estudantes.
Durante o primeiro semestre deste ano, os estudantes de Biomedicina realizaram 798 atendimentos, que abrangeram coletas e exames laboratoriais sobre glicemia, glicose, lipidograma, função hepática, função renal e avaliação do metabolismo em relação aos exames laboratoriais, hemogramas, urina e parasitológico.
Conforme a coordenadora do curso de Biomedicina, Lorena Neris, a importância do projeto de extensão reflete na interação do aluno com o paciente, bem como aperfeiçoa as técnicas utilizadas na realização dos exames laboratoriais e a interpretação dos resultados associando com os conhecimentos teóricos adquiridos.
Os acadêmicos de Fisioterapia, por sua vez, realizaram 2.582 atendimentos para pacientes com dores crônicas e acompanhamento pré-operatório, ortopédico ou de recuperação pós-cirurgia ortopédica.
A professora Bianca Taborda diz que o estágio é enriquecedor, pois os alunos podem colocar em prática o que é visto em sala e aprendem a adequar conforme o contexto dos pacientes. "Eles desenvolvem, não somente a parte técnica, mas também as habilidades de gerenciamento de tempo, demanda dos pacientes, habilidades de comunicação, entre outras aptidões importantes para a vida pessoal e profissional, que contribuem para a promoção de saúde à comunidade", ressalta.
Hellen Cristina Beltrame Santos, acadêmica de Fisioterapia, expressa gratidão em poder realizar o estágio na clínica. "Sinto-me grata em proporcionar o cuidado para que o paciente consiga retornar as suas atividades diárias e colaborar com a qualidade de vida das pessoas", comenta.
No campo da Nutrição, os estudantes realizaram 528 atendimentos, fornecendo orientação alimentar personalizada, através da elaboração de planos nutricionais específicos, auxiliando na manutenção e recuperação da saúde de diversos indivíduos com diferentes condições clínicas, sempre pautados na avaliação nutricional completa, incluindo exames bioquímicos.
Segundo a coordenadora do curso, Raquel Dreher, a experiência com os atendimentos se torna uma grande escola, pois os alunos podem vivenciar a profissão, na prática, além contribuir para o bem-estar da população. "Os acadêmicos têm contato com pacientes reais e conseguem discutir a melhor conduta para cada indivíduo. Nós enquanto instituição prestamos um serviço social de grande relevância. Considerando que muitos pacientes não teriam condições de pagar por uma consulta particular, e ficariam esperando por atendimento. Nossa função social é cumprida com muito êxito", afirma.
A acadêmica Ana Lúcia Domingos compartilha a experiência com os estágios. "Foi a melhor experiência de estágio que tive. É um misto de sentimentos, é muito prazeroso e inspirador poder ajudar outras pessoas, através do nosso conhecimento, e o mais interessante é que nem sempre a precisamos montar um cardápio, só o fato de ouvir o paciente, entender e compreendê-lo faz com que ele saía muito mais feliz da consulta", destaca.
Os mais de 3.900 atendimentos realizados pelos estudantes nesse período evidenciam o compromisso do Centro Univel em formar profissionais competentes e engajados.
Por conta das férias de julho, os atendimentos retornam em agosto. Quem tiver interesse e precisar de atendimentos de Fisioterapia, Nutrição ou Biomedicina pode agendar consulta a partir do próximo mês, pelo telefone 99129-7707. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. (Foto: Divulgação)