Show Rural terá variedades de trigo de altíssima produtividade
O presidente Dilvo Grolli e o coordenador geral Rogério Rizzardi reuniram a equipe organizadora do Show Rural Coopavel de Inverno para acelerar os preparativos da quarta edição do evento, agendada para 22 a 24 de agosto. "Faltam 40 dias para o início do evento, por isso precisamos agilizar a dinâmica de preparação e envolver nossa equipe e parceiros", ressaltou Dilvo Grolli.
Vinte empresas da área de pesquisas e ligadas à cadeia do agronegócio vão participar de um evento técnico destinado a triticultores, produtores rurais interessados em investir no trigo e em culturas de inverno (aveia, triticale, plantas de cobertura), filhos de agricultores, técnicos, acadêmicos e diretores de empresas ligadas ao agronegócio.
"Essa é uma grande oportunidade de conhecer, em primeira mão, o que as empresas têm de novidade em culturas para os meses mais frios. Os investimentos em melhorias permitiram, ao longo dos anos, saltos incríveis em produtividade e em qualidade de materiais para cultivos nesse período do ano", conforme Rizzardi.
A média de produtividade do trigo no Brasil é de 2,9 mil quilos. Na região Oeste ela chega à casa de 4,2 mil quilos por hectare. "No Show Rural Coopavel de Inverno, entretanto, algumas das cultivares de trigo que serão apresentadas já alcançam os seis mil quilos por hectare, o dobro da média nacional, evidenciando a importância da realização desse tipo de evento para fortalecer o setor", conforme Dilvo.
A produção brasileira de trigo em 2023 deverá alcançar 10 milhões de toneladas, e 85% desse total, algo em torno de 8,5 milhões de toneladas serão colhidas nos estados do Sul, com cultivo de cerca de 3,1 milhões de hectares. "Com os avanços dos últimos anos e com a percepção de um número crescente de produtores rurais sobre os benefícios do trigo, a cultura se mostra como uma ótima oportunidade de renda para os meses de inverno", destaca Rogério Rizzardi. Com essa soma de fatores o Brasil, em vez de importador do grão, poderá se transformar em exportador em poucos anos.
GRATUITO
As visitações ao Show Rural Coopavel de Inverno serão, diariamente, a partir das 8h30. O acesso ao parque e ao estacionamento serão gratuitos. Pela primeira vez, o almoço de quem participar das visitas técnicas ao parque não terá custos. As filiais da Coopavel, em 24 municípios do Oeste e Sudoeste do Estado, já se organizam para trazer caravanas de produtores para acompanhar a quarta edição do maior evento sobre culturas de inverno do País. Uma das novidades desta edição será a presença organizada de mulheres agricultoras de vários municípios. (Foto: Mapa)