Energia renovável encontra solo fértil nos campos do PR
O avanço impressiona. Ao longo dos últimos sete anos, o número de propriedades rurais paranaenses que passou a contar com sistemas de painéis fotovoltaicos ou com usinas de biogás saltou de apenas 47 para mais de 25,6 mil, e a capacidade de energia gerada aumentou de pouco mais de 1,2 mil kW de potência para mais de 558,7 mil kW.
Os números são de um balanço do Sistema Faep, segundo o qual Tunas do Paraná é o único Município paranaense que ainda não possui unidades de geração de energia renovável, uma alternativa que tem levado tecnologia e redução de custos aos agricultores e pecuaristas.
Esse movimento tem como um dos divisores de águas justamente a atuação do Sistema Faep, que em 2017 levou 160 produtores e líderes rurais à Alemanha, Itália e Áustria para que eles conhecessem soluções tecnológicas voltadas à geração de energia limpa no campo.
Outro fator preponderante para essa mudança é o Renova Paraná, programa do governo estadual voltado a fomentar a implantação de sistemas de energia renovável no campo. A partir dele, muitos produtores se encorajaram a investir nessa área. O programa ainda não completou dois anos e já financiou mais de 5,8 mil projetos, que somam R$ 1 bilhão de investimento.
"Quem ainda não aderiu às energias renováveis vai ficar para trás. A energia é um dos itens que mais pesa no custo de produção, principalmente em atividades como avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e piscicultura, nas quais o Paraná é uma potência. É um investimento que se paga em poucos anos e que garante ao produtor economia imediata. Isso sem falar na sustentabilidade ambiental", resume o presidente da Faep, Ágide Meneguette.
MINAS LIDERA
Com a transformação verificada nos últimos sete anos, o Paraná passou a ocupar o segundo lugar no ranking de geração de energia no campo a partir de fontes renováveis. Hoje, o Estado responde por quase 18% da produção de energia limpa em meio rural.
No topo da lista, aparece Minas Gerais, com potência instalada de 659,2 mil kW e que responde por 21,1% da energia gerada no campo a partir de recursos renováveis. Para efeitos de comparação, Minas tem 853 municípios - mais que o dobro do que o Paraná. Além disso, a população mineira é de mais de 20,7 milhões de pessoas, enquanto a paranaense é de 11,6 milhões de habitantes. (Foto: Sistema Faep)