Educar não é tarefa fácil, mas é preciso
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Como seu filho se comporta em casa?
Quando visita a casa de um amigo ou parente, ele é educado?
Quando você vai às compras e leva seu filho junto, ele se comporta?
Você já passou vergonha com seu filho quando saiu de casa?
Se a criança não se comporta bem fora de casa e você não consegue dominá-la, fique alerta. Muito mais que "resmungar" e "ralhar", é preciso ter autoridade e impor limites e regras.
Quando falamos desse tema, é preciso ficar bem claro que os bons comportamentos do filho devem ser recompensados, mas os maus não devem ser aceitos.
Um exemplo é a criança fazer birra no mercado e os pais aceitarem esse comportamento ou oferecerem algo em troca para que ela passe a se comportar adequadamente.
Outro exemplo é a criança não obedecer a uma ordem e os pais deixarem por isso mesmo. Exemplo: limitar o uso do celular das 18h às 19h e a criança começar a gritar quando esse momento se aproxima. Quando se estabelece um "contrato" com a criança, ele tem que ser mantido.
Quando forem com o filho na casa de amigos ou parentes, os pais precisam preparar a criança para essa visita, explicando exatamente o comportamento que esperam dela.
Digam que não vão aceitar palavrões, gritos, atitudes raivosas, correrias e outras coisas que possam atrapalhar a conversa dos adultos.
Orientem-na a levar pequenos brinquedos ou, se a criança já for alfabetizada, um livro para ler.
E se a criança respeitar as orientações, ao chegarem em casa os pais devem elogiá-la e até mesmo dar-lhe uma gratificação.
Já se a criança não cumprir o que foi orientado, os pais devem aplicar a ela uma penalidade, como deixar sem celular, sem televisão, etc...
Educar a criança não é algo fácil, por isso às vezes é importante contar com a ajuda de um profissional.
"É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais" - Coelho Neto.
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito, com formação em Psicologia Hospitalar, Orientação Vocacional e PNL - CRP-08/13639 - Contato (45) 999128788