Agora é lei: bancos que se virem!
É de domínio público que os bancos são um verdadeiro fardo na vida dos brasileiros, e não só pelos juros extorsivos que cobram. Tão desrespeitoso quanto é o tempo que, normalmente, a pessoa é obrigada a esperar na fila por atendimento.
Mas isso pode começar a mudar a partir do Paraná, onde acaba de entrar em vigor a Lei nº 21.529/2023, nascida de projeto do deputado Marcio Pacheco aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Ratinho Junior.
A nova lei, que veio para aprimorar outra já existente, a 13.400/2001, fixa em 20 minutos em dias normais e meia hora em véspera ou imediatamente após feriados prolongados o tempo máximo que a pessoa poderá aguardar na fila por atendimento.
Os bancos têm 90 dias para se adaptar e implementar o novo sistema, que dá aos usuários o direito à impressão de data e hora na senha, tanto no momento de sua retirada quanto do efetivo atendimento, a fim de assegurar que esse limite de tempo não seja extrapolado. Isso servirá de prova em caso reclamação aos órgãos de fiscalização. (Foto: Reprodução)