O desenvolvimento psicossocial durante o ciclo vital
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
"O desenvolvimento humano ocorre ao longo de toda a vida, sempre a partir de crises" - Erik Erikson.
O ciclo vital é dividido em diferentes estágios, conforme você poderá ver a seguir:
Primeiro estagio (nascimento até 1 ano)
Crise: Confiança x Desconfiança
A criança sem um cuidador não sobrevive, ela precisa do outro para comer, para manter sua higiene, para receber afeto, segurança, cuidado em geral...
Seu desenvolvimento saudável se da quando a criança confia no seu cuidador, quando se sente segura. Se a criança não confia, pode sentir medo e insegurança em relação ao cuidador.
Segundo estágio (1 ano - 3 anos)
Crise: Autonomia x Vergonha e dúvida
A partir dessa idade a criança adquire alguma independência e começa a decidir algumas coisas, tipo se quer ou não algo.
Começa a adquirir senso de autonomia quando o cuidador permite que ela faça escolhas como escolher a comida, a roupa, o brinquedo, etc...
A criança que passa por essa fase com êxito se sente segura e confiante, mas quando isso não acontece, passa a ter sentimento de inadequação, vergonha e insegurança.
Terceiro estágio (3 anos - 6 anos)
Crise: Iniciativa x Culpa
Começa a fase em que a criança começa a experimentar o poder de controle sobre o mundo. Isso se dá nas interações sociais, nos jogos etc.
Ter equilíbrio nessa fase leva a criança a se sentir capaz. Já a que não consegue adquirir essa habilidade desenvolve o sentimento de culpa, se sente incapaz e passa a ter falta de iniciativa.
Quarto estágio (6 anos - 12 anos)
Crise: Produtividade x Inferioridade
A interação social desenvolve na criança o sentimento de orgulho por suas realizações e habilidades.
Quando a criança é encorajada e elogiada, ela passa a se sentir capaz e segura em relação às suas habilidades. Já a que não recebe elogios, que não é encorajada, vai passar a duvidar de que possa ser bem sucedida.
Quinto estágio (13 anos - 20 anos
Crise: Identidade x Confusão de papéis
Nessa fase do ciclo vital o adolescente explora sua independência e desenvolve um sentido de si mesmo.
Aquele que recebe incentivo e reforço adequados naquilo que realiza, vai emergir desta fase com um forte senso de si mesmo e uma sensação de independência e controle. Já aquele que permanece insegura de suas crenças e desejos, vai se sentir inseguro e confuso sobre si mesmo e sobre seu futuro.
Sexto estágio (21 anos - 40 anos)
Crise: Intimidade x Isolamento
Nessa fase se da vida acontece o desenvolvimento de relações estreitas com outras pessoas. O sucesso nesta etapa permite a formação de relacionamentos duradouros e seguros.
Cada etapa se baseia em habilidades aprendidas nas etapas anteriores e um forte senso de identidade pessoal é importante para o desenvolvimento de relações íntimas.
Estudos têm demonstrado que pessoas com mau senso de si mesmas tendem a ter relações menos comprometidas e são mais propensas a sofrer isolamento emocional, solidão e depressão.
Sétimo estágio (41anos - 65 anos)
Crise: Generatividade x Estagnação
Durante a fase adulta a pessoa continua a construir sua vida com foco na carreira e na família. Quem é bem-sucedido nesta fase sente que está contribuindo com o mundo por ser ativo em casa e na comunidade.
Aquele que não consegue atingir essa habilidade se sente improdutivo e não envolvido com o mundo.
Oitavo estágio (+ 65 anos)
Crise: Integridade x Desespero
O indivíduo idoso olha para os acontecimentos e percebe se está feliz com a vida que levou ou se está arrependido das coisas que fez ou deixou de fazer.
Ele pode se orgulhar de suas realizações e ter uma sensação de integridade, ou sentir que sua vida tem sido desperdiçada e experimentar amargura e desespero.
Concluir com sucesso esta fase significa olhar para trás com poucos arrependimentos e um sentimento geral de satisfação. Esse tipo de pessoa vai atingir a sabedoria, mesmo quando confrontada com a morte.
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito, com formação em Psicologia Hospitalar, Orientação Vocacional e PNL - CRP-08/13639 - Contato (45) 999128788