Prova testa qualidade do ensino público municipal
Além das provas Brasil e Paraná, Cascavel tem mais uma ferramenta para avaliar o aprendizado dos alunos e nortear as ações de ensino e aprendizagem da rede municipal. É a Prova Cascavel, que começou a ser aplicada ontem (28) e vai até amanhã (30) e se destina a todos os alunos de 2ºª, 4º e 5º anos.
"Mais uma vez Cascavel se destaca e sai na frente de muitos municípios do Estado do Paraná, com avaliação própria para acompanhar os processo de ensino e aprendizagem", afirma a secretária de Educação, Marcia Baldini.
Os testes são elaborados pelo Núcleo de Avaliação e Monitoramento da Aprendizagem, instituído em 2023 e responsável por implementar as avaliações em larga escala da Secretaria de Educação de Cascavel. Em 2023 já foram realizadas duas etapas da Prova Cascavel, a primeira em março e a última em maio, com a participação dos alunos do 5º ano. "A avaliação objetiva subsidiar a definição de políticas públicas no âmbito municipal e também trazer uma reflexão em relação à prática docente, a partir dos resultados apresentados pelos alunos", acrescenta a secretária.
INDICADOR PRÓPRIO
A partir das respostas dos alunos é calculado o IdeCvel (Índice de Desenvolvimento da Educação Pública Municipal de Cascavel), um indicador educacional municipal que complementa o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), de abrangência nacional, e o IDEPR ( Índice de Desempenho Escolar do Paraná), de abrangência estadual. Em 2023 o índice foi calculado duas vezes e atingiu 6,2 e 6,4 pontos, respectivamente.
Para a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Rosane Brandalise Corrêa, a aplicação periódica de uma avaliação própria do município também é fundamental, principalmente no trabalho de recomposição da aprendizagem. "Com a avaliação nós podemos diagnosticar aquilo que a criança está com dificuldade e retomar estes conteúdos, de forma que o aluno de aproprie deles", explica a diretora, que reforça a importância da participação das famílias nos dias de aplicação da avaliação. "É importante que as famílias incentivem as crianças a não faltar nos dias de aplicação das avaliações", diz ela.
Um aplicativo foi desenvolvido para correção das provas em tempo real. Nele, diretores, coordenadores e professores podem identificar quais conteúdos precisam ser retomados nas aulas e quais os alunos já dominam. (Foto: Secom/PMC)