Encontro na Amop destaca Cidades Inteligentes do Oeste
Cascavel sedia nesta quinta-feira (29) o Fórum de Cidades Inteligentes do Oeste Paranaense para tratar de modernização, tecnologia e inovação nas cidades da região. Representantes de quase 40 municípios estão inscritos para o evento, promovido pela RCD (Rede Cidade Digital) em parceria com a Prefeitura de Cascavel, por meio do Parque de Agroinovação Fundetec, e a Amop (Associação de Municípios do Oeste do Paraná), que reunirá prefeitos, gestores e servidores, na sede da Amop, para discutir melhores serviços à população através da transformação digital das administrações municipais.
Durante toda a programação, diversas ferramentas implantadas serão apresentadas. "Além de trazer conhecimentos e subsídios que podem inspirar a formulação de políticas públicas, o Fórum proporciona a troca de experiências e permite o acesso soluções capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida do cidadão", ressalta o diretor da RCD, José Marinho.
Um dos cases de sucesso confirmados no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes é o Projeto SandBox - Vila A Inteligente, desenvolvido pela Prefeitura de Foz do Iguaçu em conjunto com o PTI (Parque Tecnológico Itaipu) e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).
As inovações implementadas na construção do primeiro bairro público inteligente do Brasil serão apresentadas pelo secretário de Tecnologia de Foz do Iguaçu, Evandro Ferreira. "Nada mais é que uma delimitação dessa área para testes de tecnologia que facilitarão a vida do cidadão. A Vila contém também câmeras com reconhecimento facial, luminárias com visualização e monitoramento, contagem de veículos, contagem do fluxo e sistemas de calor, trazendo diversos benefícios na mobilidade e transporte urbano e na segurança pública", explica o secretário.
Guaíra é outro município que compartilha os avanços tecnológicos. O assessor da Secretaria de Tecnologia de Sistema e Informação e Agente de Inovação do município de Guaíra, Guilherme Vitor, fala sobre como Guaíra está impulsionando o desenvolvimento através de investimentos em inovação e tecnologia. "É constituído de cases como a implantação de 100% de fibras ópticas em prédios públicos, inclusive área rural, totalizando 78 locais, mais de 300 câmeras de monitoramento espalhadas em prédios e praças, acesso a câmeras estratégicas para órgãos policiais e a digitalização de documentos anteriormente físicos", adianta o assessor.
Participam também do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, prefeitos e gestores de Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Toledo e Pato Bragado. As políticas de fomento à modernização dos municípios do Estado também serão apresentadas pelo superintendente da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Governo do Paraná, Giles Balbinotti.
As inscrições são gratuitas para servidores públicos, representantes de academia/universidades e devem ser feitas pelo www.sympla.com.br/rcd.
PREFEITOS INOVADORES
Durante o Fórum, a Rede Cidade Digital também realizará a entrega do título de Prefeito Inovador 2023 do Oeste Paranaense. Para a seleção e o reconhecimento são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, implantadas na atual gestão (2020-2024), como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.
Ao todo, 11 prefeitos foram selecionados para receber o título: Leonaldo Paranhos, de Cascavel; Antonio França Benjamim, de Medianeira; Beto Lunitti, de Toledo; Marcio Rauber, de Marechal Cândido Rondon: Luiz Ernesto de Giacometti, de Palotina: Ivan Reis da Silva, de Terra Roxa; Heraldo Trento, de Guaíra; Leomar Rohden, de Pato Bragado; Chico Brasileiro, de Foz do Iguaçu; Cleide Inês Prates, de Itaipulândia; e Valter Aparecido Souza, de Assis Chateaubriand. (Foto: Divulgação PTI)