TRF-PR: dez anos de espera
Autoridades paranaenses dos três poderes participaram nesta segunda-feira (26) de reunião aberta na OAB em defesa da instalação de um Tribunal Regional Federal no Paraná. A implantação da corte no Estado foi aprovada há dez anos pela Emenda Constitucional 73/2013, que criou quatro novos tribunais regionais federais da Bahia, do Amazonas e de Minas Gerais, mas ainda não saiu do papel.
O debate foi promovido pela Comissão de Apoio à Criação do Tribunal Regional Federal do Paraná da OAB Paraná, juntamente à Associação Paranaense dos Juízes Federais, Instituto dos Advogados do Paraná, Movimento Pró-Paraná, Instituto Democracia e Liberdade e o G7, grupo que reúne as entidades que representam o setor produtivo do Estado. Atualmente, os casos da segunda instância da Justiça Federal do Paraná são julgados pelo TRF-4,
O governador Ratinho Junior participou da reunião e hipotecou total apoio. "Da nossa parte, cabe colaborar com essa organização política. Acredito que com esse assunto em pauta, o segundo passo é conversar com os outros ministros para fazer esse convencimento. Também coloco o Governo do Estado à disposição para disponibilizar qualquer estrutura física necessária para consolidar o processo do TRF", disse. "O Paraná passou a ter um protagonismo importante na economia, na política e também no âmbito da Justiça Federal", acrescentou.
Já o presidente da Comissão de Apoio à Criação do Tribunal Regional Federal do Paraná, Cléverson Teixeira Marinho, explicou que o Paraná conta, inclusive, com um espaço destinado para o seu TRF, já que o prédio da Justiça Federal de Curitiba poderia comportar o tribunal. (Foto: Jonathan Campos/AENPR)