Semáforo: evite maus comportamentos no trânsito
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
O semáforo faz parte da sinalização de trânsito dos centros urbanos. É ele que ajuda a organizar o fluxo de usuários nas vias publicas. Quando não respeitado pelos condutores, gera infrações que se transformam em penalidades.
Obedecer às regras estabelecidas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é fundamental para garantir uma condução mais segura e evitar acidentes, além de multas que pesam no bolso do condutor e ainda somam pontos na CNH.
Consultando a fonte "Educação para segurança no trânsito", vemos que o semáforo de trânsito tem como função proporcionar a organização para a circulação segura de veículos e de pedestres.
A cor (verde, amarelo ou vermelho) indica quem está na vez de seguir ou atravessar a via e quem precisa parar.
O sinal verde indica trânsito livre, ou seja, é possível seguir normalmente na via.
O sinal amarelo indica atenção aos motoristas, alertando para a redução da velocidade do veiculo e parada obrigatória.
O sinal vermelho indica parada obrigatória.
O sinal amarelo é o termino do direito de passagem, mas quando ele aparece muitos condutores, em vez de reduzir a velocidade, acabam pisando no acelerador.
Ultrapassar no sinal amarelo na velocidade regulamentar não vai gerar multa, mas na transição do amarelo para o vermelho se o veiculo estiver passando na linha de retenção aí a inflação vai ser aplicada.
Respeitando as sinalizações de trânsito evitamos muitos transtornos. (Foto: Marcello Casal Jr/AGBR)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato 45 999128788