Tem nova atração no Zoológico de Cascavel
Com uma reconhecida história de amor com grandes felinos, o Zoológico de Cascavel perdeu em 2021 um grande personagem: o leão Gaúcho, que morreu aos 26 anos, de causas naturais. Passado um bom tempo, eis que um novo morador chegou para manter vivo esse legado.
O hóspede recém-chegado é imponente, ruge alto, tem 250 quilos e uma juba exuberante. Com dez anos de idade, o leão Francisco já está sendo chamado carinhosamente de Chico pela equipe do Zoo e certamente agradará os visitantes. Ele veio do Zoo de Dois Vizinhos, que encerrou suas atividades, e para se adaptar à nova morada só deverá ser exposto ao público em 30 dias.
Com verdadeira "fome de leão", Francisco consome até 15 quilos de carne por dia e será submetido a uma completa bateria de exames antes de ser colocado no atual recinto de felinos, o que será feito de forma provisória já que um novo espaço será construído em breve.
O gerente de bem-estar animal e vida silvestre do Zoo, Rodrigo Neca Ribeiro, destaca que Francisco é um animal nascido em cativeiro, o que impossibilitaria sua vida em habitat natural. "É um animal que precisou de um cuidado humano muito grande, desde seu nascimento. Ainda pequeno, precisou passar por um procedimento cirúrgico devido a uma fratura no rabo, então ele precisou de vários cuidados desde filhote. Além disso, é um animal que não pertence a nossa fauna, é exótico, o que também inviabilizaria a reintrodução em vida livre. Pela idade, se a gente fosse avaliar em vida livre, já seria um animal idoso, que já perde habilidades de caça, de defender seu território, mas com o cuidado que ele receberá no Zoo, com os check ups periódicos e dieta balanceada, a expectativa de vida será dobrada", detalha Rodrigo.
Atualmente o Zoo tem funcionado somente nos fins de semana, sempre das 10h às 17h, mas para visitá-lo é necessário fazer uma inscrição online, no link: https://doity.com.br/zoocascavel. Não há cobrança de ingresso. (Foto: Secom/PMC)