Crea celebra 89 anos com 25 sugestões de novas leis
No Grande Expediente da primeira sessão plenária da semana da Assembleia Legislativa do Paraná, em que os deputados fizeram uma merecida homenagem aos 89 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, o Crea-PR apresentou 25 propostas de novas leis ao Legislativo paranaense. O documento contou com a colaboração de 150 profissionais da área e está disponível para consulta dos parlamentares e da população na página do Crea-PR. Ao final da sessão, o presidente da Alep, Ademar Traiano, entregou uma menção honrosa ao Crea-PR.
A sessão foi presidida por Traiano e contou com a participação do presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, do secretário de Estado do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, do presidente da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia, deputado Fábio Oliveira, do presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Joel Krüger, bem como de profissionais das engenharias, agronomia e geociências.
Entre as 25 propostas estão a criação da Política Estadual de realização de vistorias técnicas periódicas nas edificações, o incentivo a utilização de pavimentos sustentáveis nas zonas urbanas, a iniciativa para a regularização dos cabos irregulares em postes de energia elétrica e a proposição que prevê controle de poluição e mais segurança em restaurantes.
Para o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, o Crea-PR desempenha um papel essencial no contexto econômico do Estado do Paraná, ao participar ativamente de projetos de grande porte ao longo dos seus 89 anos de existência. Segundo ele, a contribuição da autarquia é fundamental para consolidar o Paraná como uma economia robusta e sustentável, graças aos bons projetos que foram desenvolvidos sob a égide do referido conselho.
"O Crea-PR tem uma função primordial na defesa incansável desses grandes projetos, garantindo sua sustentabilidade. Não se trata apenas de realizar grandes obras, mas também de ter a visão de que é possível conciliar esses projetos com a preservação do meio ambiente. O Crea-PR busca sempre o interesse coletivo, em especial a sustentabilidade do nosso estado, ao adotar uma abordagem criteriosa e cuidadosa em relação à preservação ambiental", afirmou Traiano.
Ricardo Rocha, presidente do Crea-PR, que entregou nas mãos de Ademar Traiano o caderno contendo as 25 propostas, destacou e agradeceu a participação dos 150 profissionais do Crea-PR na elaboração do documento. Segundo ele, o caderno contribui para a elaboração de projetos de lei que tragam mais segurança e qualidade de vida aos paranaenses.
"Esse conjunto de contribuições é fruto do trabalho da governança corporativa do Crea-PR, que percorre as regiões para ouvir os profissionais que estão na base, por meio dos vários colegiados e comitês representados", enfatizou. (Foto: Orlando Kissner/Alep)