A reforma que o Brasil precisa
No que depender da Assembleia Legislativa, o Paraná não ficará alheio ao debate em torno da reforma tributária, que parece finalmente estar na iminência de acontecer. A maior garantia disso é a instalação de uma frente parlamentar específica sobre o tema coordenada por Evandro Araújo e integrada por mais de duas dezenas de parlamentares, dentre eles quatro da Região Oeste: Gugu Bueno, Marcio Pacheco, Professor Lemos e Marcel Micheletto.
Os trabalhos começaram efetivamente com a realização de um seminário sobre o tema, que teve a participação do secretário extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, Bernard Appy, do deputado federal e coordenador do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes, e dos deputados federais paranaenses Zeca Dirceu e Luiz Carlos Hauly.
Uma das ideias centrais da reforma proposta é fundir cinco impostos já existentes em dois para reduzir a burocracia do sistema tributário atual e, consequentemente, diminuir os custos do contribuinte.
Para o deputado Luiz Carlos Hauly, um dos maiores entendidos do tema, não é preciso ter medo em relação à proposta da reforma. "Trabalhamos nessa matéria há muitos anos e é o que o Brasil precisa: simplificar a base de consumo, eliminar impostos e com o IVA ter uma cobrança única. Só aí já teremos um ganho extraordinário para todos", afirma. (Arte: Thiago Fagundes/Ag. Câmara)