Curso EaD aproxima a informática do campo
O Senar-PR desenvolveu o seu primeiro curso de EaD (Educação a Distância) nos níveis básico e intermediário, com aulas em tempo real, para ajudar na rotina das propriedades rurais, agroindústrias, sindicatos e outros empreendimentos rurais.
As aulas acontecem ao vivo pela plataforma Microsoft Teams, com acompanhamento do instrutor durante todo o curso. "Nas aulas, professor e aluno estão online ao mesmo tempo, podendo tirar dúvidas, trocar ideias e acompanhar as atividades desenvolvidas", explica Leandro Calegari, do Sistema Faep/Senar-PR. "Os alunos precisam marcar presença nas aulas. É preciso 80% de frequência para emissão de certificado no final do curso", destaca.
A capacitação de nível básico possui carga horária de 16 horas. O conteúdo abrange os fundamentos do Excel, formatação e aspectos visuais de planilhas, formatação de dados e tabelas, fórmulas e funções básicas, além de introdução à gráficos.
Já o nível intermediário, com duração de 24 horas, aborda funcionalidades mais complexas, como referências absolutas e mistas, tratamento de datas e horas, formatação condicional, funções lógicas, funções de procura e referência, funções de texto, tratamento de múltiplas planilhas, base de dados, gráficos mais elaborados e introdução à tabela dinâmica.
Os pré-requisitos para inscrição são um computador com acesso à internet, ser maior de 14 anos e possuir o Ensino Fundamental I. Também é recomendado que o aluno já tenha conhecimento básico em introdução digital. Cada turma possui de 10 a 15 vagas.
Depois de se inscrever na sessão Cursos SENAR-PR, o interessado recebe um link de matrícula por email, bem como todas as informações necessárias e link de acesso às aulas.
"São macetes e atalhos que otimizam o nosso tempo. Os exercícios e a didática são práticos, facilitando a aprendizagem", afirma Vinícius Futagami, colaborador do Sindicato Rural de Terra Roxa que participou de uma turma-piloto em 2022. "Fica mais fácil para buscar as informações que preciso", conclui. (Foto: Divulgação)