Bancos terão que informar hora exata do atendimento
Aprovado ontem (6) em redação final pela Assembleia Legislativa, segue agora para a sanção do governador projeto do deputado cascavelense Marcio Pacheco definindo que as instituições bancárias do Estado passem a ser obrigadas a fornecer aos clientes o horário efetivo do atendimento aos clientes. O referido projeto aprimora a Lei 13.400/2001, que estabelece às instituições financeiras o prazo máximo para atendimento em 20 minutos nos dias normais e de 30 minutos na véspera ou logo após os feriados prolongados.
"Estou muito feliz com a provação desta matéria que estou lutando há anos para aprovar. Sei o quanto as pessoas são desrespeitadas no tempo de espera no atendimento das agências bancárias. Caso o tempo máximo de espera não seja respeitado, com a implantação dessa lei, os clientes terão como provar a demora desrespeitosa no tempo de atendimento e acionar os órgãos fiscalizadores ", comemora Pacheco.
A informação da hora do atendimento efetivo é de relevante importância para que o cliente possa formalizar reclamação de que o tempo entre a sua chegada ao estabelecimento e o seu atendimento ultrapassou o período máximo de espera definido na lei e, dessa forma, provar que não foi cumprida a legislação a fim de buscar a reparação de seus direitos pelo dano causado, bem como comunicar o órgão fiscalizador para que aplique penalidade à empresa infratora. (Foto: Divulgação)