HU agora é uma unidade administrativa da Unioeste
Exatamente no dia em que completou 31 anos (31 de maio), o Hospital Universitário do Oeste do Paraná, que possui 298 leitos e atende uma macrorregião com 94 municípios, passou a ser uma unidade administrativa da Unioeste, mudança que disciplina os aspectos organizacionais de seu funcionamento.
A transformação possibilita que o hospital deixe de ser um órgão suplementar à reitoria e passe a ser uma unidade administrativa igual aos demais campi da universidade, inclusive com a possibilidade de ter um processo democrático eleitoral interno.
"Essa resolução afirma o Hospital Universitário dentro da universidade como um órgão que vai ter sua democracia interna, vai ter condutas tomadas de maneira colegiada, como já acontece no restante da universidade, e ter uma segurança maior frente ao seu futuro, porque antes isso futuro dependia da vontade de cada reitor que assumisse", explica o diretor-geral Rafael Muniz de Oliveira.
O reitor Alexandre Webber diz que essa mudança refletirá também no atendimento da população. "O regimento traz a estabilidade e o respeito que realmente eram devidos ao nosso hospital. Todas as estruturas têm seus regimentos, suas normas e apenas o Hospital Universitário não tinha e agora passa a gerir sua própria existência, contando com um conselho democrático. Ninguém tem condição de saber o que é melhor para nosso hospital do que as pessoas que trabalham lá", destaca.
Com a alteração, o HU passará a contar com uma direção a mais, a multiprofissional. "É algo muito importante para que as decisões aconteçam de maneira colegiada", ressalta Oliveira. O conselho será fruto de um processo democrático e, formado por membros internos e externos. (Foto: Divulgação)