Chegada do frio exige zelo extra com o aquecedor a gás
Os meses mais frios do ano, quando as residências ficam mais tempo fechadas, requerem cuidados especiais para o aquecimento a gás. Por isso a Compagas, distribuidora de gás canalizado do Paraná, ressalta a importância da manutenção e revisão periódica dos aparelhos, em especial dos aquecedores de água, e da ventilação permanente dos ambientes.
"É fundamental que os aparelhos a gás sejam instalados em áreas que seja possível obter uma ventilação permanente, como nas lavanderias, por exemplo. Além disso, é necessário que a revisão periódica seja realizada pelo menos uma vez a cada 12 meses ou conforme a orientação do fabricante. Isso garante o bom estado de funcionamento e a segurança de todos na residência", destaca o diretor técnico-comercial da Compagas, Fábio Eduardo Morgado.
A atenção também deve ser voltada aos dutos de saída dos aquecedores, que precisam estar sempre desobstruídos, sem sinal de amassamento. "A exaustão e a ventilação são prioridades, uma vez que os acidentes com monóxido de carbono podem ser fatais", alerta Morgado.
A revisão periódica dos aparelhos a gás é essencial. Em seu site, a Compagas mantém uma LISTA de empresas credenciadas para esse fim. Mais de 53 mil paranaenses consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural. (Foto: Valterci Santos/AENPR)