Queijo de Mal. Rondon é eleito o melhor do Paraná
Em sua primeira edição, o Prêmio Queijos do Paraná acaba de selecionar o melhor produto do Estado, cuja escolha dos jurados recaiu sobre o queijo Parmesão da Frimesa, de Marechal Cândido Rondon. O concurso também condecorou outros 98 concorrentes: 28 obtiveram medalha de bronze, 30 ganharam a de prata, 30 conquistaram a de ouro e 10, a medalha super ouro.
A avaliação e premiação dos queijos ocorreu em evento realizado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, ao longo do dia de ontem (1º), Dia Mundial do Leite. O Prêmio Queijos do Paraná é uma realização do Sistema FAEP/SENAR-PR, do IDR-Paraná, do Sebrae-PR e o Sindileite-PR e avaliou um total de 297 concorrentes. Os vencedores poderão ostentar os selos das medalhas nas embalagens de seus produtos.
"Isso, que estamos vendo aqui, hoje, não começou agora. Começou 50 anos atrás, quando começamos a trabalhar para eliminar a febre aftosa no Paraná. É um trabalho conjunto do setor produtivo, que vem desde aquela época. Tudo isso tem sido uma construção, que eu me alegro de estar participando. Estamos coroando um trabalho de longo tempo", disse o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette.
FORTALECIMENTO
Lançado em agosto do ano passado, o Prêmio Queijos do Paraná não se restringiu à avaliação e premiação dos concorrentes. A iniciativa reuniu 28 entidades apoiadoras, entre universidades, instituições públicas e associações ligadas à cadeia produtiva. Juntos, todos desenvolveram dezenas de ações voltadas ao desenvolvimento do setor lácteo, com a qualificação de produtores de leite, de produtores artesanais de queijo e de indústrias lácteas. Além disso, também houve eventos promocionais, oficinas, minicursos e conferências online, direcionados ao público consumidor e a empórios e lojas especializadas em queijos.
Veja quem são os premiados com a medalha super ouro
Veja quem são os premiados com a medalha de ouro