Sta. Helena é a mais rápida do Brasil para abrir uma empresa
O Paraná despontou com grande destaque no mais novo ranking nacional de tempo para abertura de novas empresas, que acaba de ser divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Entre as dez cidades brasileiras onde esse processo é menos demorado figuram nada menos que quatro do Estado.
A campeã nacional é Santa Helena (54 minutos) e a terceira colocada é Foz do Iguaçu (1h59), ambas da Região Oeste. Do Paraná, também aparecem Curitiba (2h13) em quinto e Umuarama (2h40) em sétimo.
O Paraná fechou o primeiro quadrimestre de 2023 com 44.691 novas empresas, saldo resultante da abertura de 97.933 estabelecimentos e fechamento de 53.242. Em relação, o que representou um crescimento de 28,28%. Só Tocantins (34,8%), Mato Grosso (32,9%) e Rondônia (29,9%) tiveram desempenhos melhores.
No geral, o Paraná ocupa o 3º lugar no tempo médio para abertura de empresas com 11 horas - cinco horas a menos em relação ao 3º quadrimestre de 2022 e sete horas a menos em relação ao primeiro quadrimestre de 2022. Em primeiro lugar entre os estados nos primeiros quatro meses deste ano ficou Sergipe, com tempo de 7 horas, e em segundo ficou Amazonas, com 8 horas.
Presidente da Jucepar (Junta Comercial do Paraná), Marcos Rigoni, avalia a boa posição no Mapa das Empresas como reflexo das oportunidades geradas pelo Estado. "O Paraná é um dos melhores estados do Brasil, tanto para se viver quanto para empreender. Temos um governo sério, de credibilidade e com uma política transparente. Outro fator que também é relevante, é que temos uma Junta Comercial extremamente ágil, e que valoriza sobremaneira o empreendedor", afirma. (Foto: Gilson Abreu/AENPR)