Univel entrega jalecos à primeira turma de Odonto
Próximo de formar sua primeira turma, mas já com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação, o curso de Odontologia do Centro Universitário Univel realizou na quarta-feira (24) a primeira cerimônia do jaleco. O ato reuniu acadêmicos com seus familiares e amigos, além de professores e diretores.
"Essa cerimônia é o início da transição da vida acadêmica para a realização de um sonho", comentou na ocasião a coordenadora do curso, Dayane Silva, ressaltando que a entrega dos jalecos representa o compromisso do acadêmico em cumprir as medidas de proteção, biossegurança, ética e responsabilidade profissional. Representando o reitor Renato Silva, Dayane fez pessoalmente a entrega a dois dos alunos e destacou que a nota máxima do MEC prova que a Univel está oferecendo uma educação de alta qualidade.
O professor Silvano Piovan, que ministra a disciplina de Saúde Coletiva para o período matutino do curso de Odontologia, ressaltou que a solenidade representa o início de uma nova fase para os alunos. "Além de cumprir o papel acadêmico de reforçar a responsabilidade do acadêmico com a profissão, a cerimônia marca a transição entre a fase teórica e a prática profissional", disse.
O professor Wilson Júnior, que ministra a disciplina de Saúde Coletiva para o período noturno, também expressou contentamento ao participar da solenidade. "Fiquei muito feliz e emocionado por participar da cerimônia do jaleco, que é um momento extremamente especial, pois simboliza o início da linda trajetória acadêmica de todos os alunos", declarou. "Tenho certeza que se tornarão ótimos profissionais, com os quais teremos muito orgulho em compartilhar a profissão de cirurgião-dentista", acrescentou.
O acadêmico Andrei Barbosa recebeu o jaleco dos pais, o que tornou o ato ainda mais emocionante. "Quando estamos próximos de pessoas que amamos, tudo fica muito mais lindo, e estar ali com a minha família e receber o jaleco dela foi um momento inesquecível. Fico muito feliz em estar cursando em uma instituição que nos possibilita realizar esses eventos", afirmou ele, dizendo-se ansioso em começar as aulas práticas.
Isabela Merlo Cerbarro também participou do ato. Segundo ela, o jaleco não simboliza apenas um instrumento de trabalho, mas um grande passo na vida acadêmica. "Sabemos que estamos no caminho para alcançar nosso sonho. Participar desta cerimônia foi uma experiência única e inesquecível, é uma grande honra e emoção receber este instrumento de trabalho de nossos familiares, pois, marca o início de nossa carreira enquanto profissionais da Odontologia", comentou.
Já para a acadêmica Vitória Wrzesinski, receber o jaleco oficialmente foi a confirmação do sonho de concluir a graduação em odontologia. "Um marco na minha vida, ali caiu a ficha que estava vivendo um dos meus maiores sonhos", afirmou, acrescentou que na Univel também tem recebido amor, carinho, confiança e muita responsabilidade. (Foto: Divulgação)