Samu de Laranjeiras passa a atender casos mais graves
A entrega, nesta segunda-feira (29), da nova base do Samu em Laranjeiras do Sul permitirá que essa unidade passe a atender, a partir de agora, também casos de trauma e clínicos de urgência, como infarto e derrame cerebral. Isso beneficia os moradores locais e também de Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Marquinho, Porto Barreiro e Virmond.
A equipe de profissionais do Samu já atuava na Regional de Guarapuava, onde está Laranjeiras do Sul, com transporte intermunicipal e hospitalar. Agora, com as novas instalações em Laranjeiras do Sul e a aquisição de ambulâncias, os 40 profissionais que se revezam nos atendimentos ganham mais autonomia e tempo-resposta. O investimento do Estado ultrapassa os R$ 850 mil na aquisição dos veículos, além do custeio operacional de R$ 1 milhão ao ano.
Os profissionais atuarão com dois tipos de ambulância ,"Alfa" e "Bravo". A primeira conta com um médico, um condutor socorrista e um enfermeiro. A outra tem um técnico em enfermagem e um condutor socorrista.
"A regionalização dos atendimentos em saúde é uma das principais marcas deste governo. A estratégia é prestar serviço mais próximos da população. Os municípios desta região já podem contar com mais esse apoio", disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
"Estamos felizes com essa parceria com o Governo do Estado, trazendo um serviço multiprofissional e com equipamentos de altíssima geração. Essa microrregião ganhará muito com este novo serviço", afirmou o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva.
HISTÓRICO
Com quase 19 anos de funcionamento, o Samu tem agora 12 bases descentralizas na 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, que abrange um total de 20 municípios. No total, essas doze bases fizeram 5.400 atendimentos de janeiro até maio de 2022. Neste ano, no mesmo período, já foram 8.200 intervenções. Em todo o Estado, são 175 destas unidades.
Desde 2022, o Paraná tem cobertura 100% do Samu, abrangendo todos os 399 municípios do Estado, o que permite descentralizar ainda mais os atendimentos para alcançar cada vez mais a população.
De acordo com os registros da Sesa, o Samu do Paraná atendeu 520.502 pessoas, ou cerca de 1.637 pacientes por dia e 49.097 por mês. Esse número de atendimentos dobrou no ano seguinte, que contou com 1.055.448 pacientes no ano, sendo 2.932 a média diária e 87.954 ao mês.
No ano passado, o número chegou a 1,2 milhão de atendimentos, uma média mensal de mais de 108 mil. (Foto: Divulgação Sesa)