Juíza Gabriela Hardt assume o espólio da Operação Lava Jato
Ações da Lava Jato não acontecem há bastante tempo, mas essa histórica operação de combate à corrupção deixou como herança uma vasta lista de processos que ainda não chegaram ao seu final. E a partir de hoje (23) isso tudo está oficialmente sob o comando da juíza Gabriela Hardt, que já atuou como substituta do hoje senador Sergio Moro nas investigações. Ela foi promovida a essa função em substituição ao juiz Eduardo Appio, afastado por decisão do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).
E na primeira decisão proferida na função, Gabriela decidiu pela inclusão do Ministério Público Federal na petição na qual Appio determinou a retomada da investigação sobre o suposto uso de escutas ilegais na cela onde o doleiro Alberto Youssef ficou preso no início das investigações da Lava Jato.
O afastamento de Appio foi determinado após uma representação feita pelo desembargador Marcelo Malucelli que, no mês passado, pediu para deixar a relatoria de processos oriundos da operação após a divulgação de que teria relações pessoais com a família de Moro. Ele chegou a anular uma decisão proferida por Appio.
Appio, por sua vez, foi afastado com base em acusação de que teria entrado em contato com o filho do desembargador para confirmar o parentesco entre os dois. O advogado João Malucelli é sócio de Moro em um escritório de advocacia. (Foto: Reprodução)