Regulamentação da telessaúde no PR será debatida nesta terça
O Paraná dá os primeiros passos para a regulamentação do serviço de telessaúde, cuja implementação consta de decreto assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e publicado no Diário Oficial da União em 22 de dezembro do ano passado. A Assembleia Legislativa debate o tema em audiência pública nesta terça-feira (23), a partir das 9h.
O atendimento de saúde à distância ganhou visibilidade no auge da pandemia de Covid-19 e um projeto protocolado pela deputada Márcia Huçulak cria normas para resguardar a confidencialidade do atendimento, proteger a relação entre médico e paciente e assegurar a qualidade do serviço.
"Nós aprendemos na pandemia a trabalhar a telemedicina. E essa matéria carece de uma regulamentação desta Casa. Já temos uma regulamentação federal e a gente traz aqui para o Paraná um avanço importante", explica a autora da proposição, que já foi secretária de Saúde de Curitiba.
O presidente da CCJ, Tiago Amaral, acredita que o projeto vai ajudar principalmente os municípios menores, que têm dificuldade para oferecer consultas com médicos especialistas: "Tem muita coisa que pode ser sanada já com essa consulta prévia. Para o paciente, é a chance de impedir que o problema piore em função de um atendimento tardio, algo que hoje acaba acontecendo em função da impossibilidade de o paciente chegar ao médico", afirma.
A audiência será aberta à participação popular. Estarão presentes representantes das secretarias de Saúde do Paraná e de Curitiba, além de convidados de hospitais, operadoras de saúde, conselhos profissionais da área e secretarias municipais. (Foto: Pixabay)