Crea-PR estreita laços com a Itaipu e projeta parcerias
O Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) está determinado a fortalecer os laços com a Itaipu Binacional e, durante um primeiro encontro, discutiu a possibilidade de parcerias na realização de ações em prol da sociedade.
O presidente da Itaipu, Enio Verri, foi recebido por representantes do Crea-PR em Maringá na última semana e conheceu a Agenda Parlamentar do Conselho, que é um programa de contribuição dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências em apoio aos gestores públicos.
Um dos temas que inclui é "Engenharia Pública", em que o CREA-PR realiza junto a prefeituras e outros agentes, programas de cunho social como o Casa Fácil, Energias Renováveis e o Campo Fácil, com a prestação de serviços agronômicos para a elaboração de projetos e a orientação técnica para a população rural de baixa renda.
"O Campo Fácil é realizado em alguns municípios do Paraná, mas com novas parcerias poderíamos pensar em uma ação maior que abrangesse todos os munícipios do Estado. É um programa de assistência técnica gratuita em favor de uma agricultura mais rentável e sustentável", explica o presidente do CREA-PR, Ricardo Rocha.
O diretor-geral da Itaipu recebeu um conjunto de sugestões de parcerias e destacou que os temas estão relacionados à missão da empresa binacional. "Estamos disponíveis para fazer parcerias, com determinadas políticas públicas. Há muito espaço para construir novas ações".
As propostas de programas ou projetos com a Itaipu, cita ainda Verri, são selecionadas conforme a bacia hidrográfica onde haverá a implementação e devem gerar impactos socioambientais positivos, que ajudem a prolongar a vida do lago de Itaipu.
Uma agenda para o andamento de futuras ações em conjunto deverá em breve ser marcada. "Gosto de reuniões com propostas de parcerias efetivas e um dos nossos objetivos é realizar Editais de Chamamento Público em parceria com a Itaipu", afirma o presidente do CREA-PR, Ricardo Rocha.
Também participaram do encontro representantes do Senge (Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná), da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Regional Maringá, da AMEA (Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos) e da AEAM (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá). (Foto: Divulgação)