Em dez anos, Cascavel deve ter 100% de ônibus elétricos
Em 2033, Cascavel deverá ser uma das primeiras cidades brasileiras (se não a primeira) com uma frota de transporte coletivo 100% elétrica, deixando assim que utilizar os combustíveis tradicionais, que são extremamente poluentes e, como se isso não bastasse, custam muito caro.
"Estamos dando o primeiro passo, mas audacioso, pois estamos fazendo isso em 10% da frota. São 15 ônibus de 150", disse o prefeito Leonaldo Paranhos ao apresentar o modelo à imprensa, nesta quarta-feira (17). O veículo exibido é igual aos que já são utilizados em São Paulo.
"O planejamento do Município é para que nos próximos dez anos a gente consiga ter a frota inteiramente elétrica", acrescentou o chefe do Executivo, reconhecendo que esse é um projeto audacioso e que dependerá das futuras administrações, "mas é perfeitamente possível de se executar".
Paranhos disse, por fim, que esse investimento que está sendo feito pelo poder público municipal fará com que, no futuro, seja possível praticar tarifas mais baratas.
Os primeiros 15 ônibus estão adquiridos (13 do modelo comum e dois articulados) serão fabricados pelo grupo chinês Higer Bus, entregues provavelmente antes do fim do ano e irão contar com diversos diferenciais em relação aos atuais, como portas dos dois lados, piso total baixo e sem degraus, Wi-Fi, USB para carregamento de celular e ar-condicionado. A energia solar para abastecer a frota virá de uma usina fotovoltaica a ser instalada no Aterro Sanitário Municipal. (Foto: Secom/PMC)