Estudante cascavelense brilha nos Estados Unidos
A estudante cascavelense Rafaela Milanski Ribas, de 15 anos, está participando com brilhantismo da Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), considerada a maior feira pré-universitária de ciências do mundo. Ela é uma das apresentantes do Brasil no evento, que teve início no sábado (13) e vai se estender até sesta-feira (19), na cidade de Dallas (EUA).
Rafaela, que já foi premiada na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina, demonstra orgulho ao exibir a bandeira de Cascavel durante o evento nos Estados Unidos. Seu projeto, intitulado "O uso da tecnologia no auxílio do transporte e rastreio de órgãos no processo de transplante", foi credenciado para participar da Regeneron ISEF após ser considerado inspiração para cientistas do mundo todo.
O projeto idealizado por ela tem como objetivo desenvolver uma caixa refrigerada utilizando a tecnologia da célula peltier, com a finalidade de otimizar o transporte de órgãos e reduzir o tempo entre o centro de captação e o centro de recepção dos órgãos a serem transplantados, minimizando os riscos de isquemia.
Uma das principais inovações propostas pelo projeto é a implementação de um display que permitirá o controle visual das informações do transporte para o paciente, o hospital, o órgão e a caixa. Além disso, o projeto visa garantir um controle ideal de temperatura específica para cada órgão, diminuir as possíveis perdas decorrentes da isquemia durante o transporte, aumentar o tempo disponível para a realização do procedimento, oferecer um sistema de controle de temperatura mais moderno e eficiente, além de um sistema de rastreamento para garantir mais segurança durante todo o processo.
O trabalho desenvolvido por Rafaela recebeu destaque pela sua relevância e potencial impacto na área da saúde. A participação na Regeneron ISEF é uma oportunidade única para a estudante apresentar seu projeto em uma competição de renome internacional, que reúne aproximadamente 1.750 projetos de cerca de 60 países.
Rafaela é aluna da instituição Eureka - Escola de Tecnologia e Pesquisa, e viajou acompanhada de seu orientador, Maycon Gustavo Oliveira Lourenço. (Foto: Divulgação)