Greve na Unioeste ainda não afeta a parte administrativa
Alegando uma defasagem de 42% que teria sido acumulada ao longo dos últimos anos, os professores da Unioeste deflagraram nova greve geral na manhã desta segunda-feira (15). Até o momento, no entanto, a paralisação não atinge a área administrativa, mas isso poderá ocorrer a parte de outra assembleia a ser realizada amanhã. Os esclarecimentos foram feitos pela própria reitoria, por meio da nota oficial a seguir:
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), esclarece que as atividades administrativas seguem normalmente em todas as suas unidades.
A deflagração de greve foi decidida durante assembleia da Adunioeste, sindicato docente Andes-PR. O sindicato Sinteoeste tem sua assembleia marcada para a próxima quarta-feira (17), onde deliberará sobre o tema. O Sinteoeste é o sindicato formad, além de docentes, pelos agentes universitários da universidade.
Aos discentes e docentes que tenham alguma dúvida sobre o andamento das atividades acadêmicas, é importante que procurem diretamente seus colegiados e coordenações para os encaminhamentos pertinentes.
A reitoria da Unioeste reforça o respeito por todos os docentes e também ratifica a importância de uma conversa resolutiva entre todas as esferas para que as aulas sejam normalizadas o mais breve possível, preservando sempre toda comunidade acadêmica.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná conta com 1.292 docentes, que atuam nos 5 campi e hospital universitário, sendo 5 graduados, 81 especialistas, 255 mestres, 884 doutores e 67 pós-doutores.
Hoje a Unioeste está em 5 cidades do oeste e sudoeste (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo) ao todo são 14 mil discentes, divididos em 65 cursos presenciais e 3 em formato EAD; 86 cursos que compõem os 38 programas de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado).
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná é destaque no Paraná, no Brasil e fora dele, entre os títulos que a evidenciam está a presença no ranking entre as 80 melhores da América Latina. Um patrimônio do povo paranaense.
Ratificamos nosso compromisso com a educação de qualidade que transforma a sociedade e que as decisões tomadas sejam sempre para o bem comum do papel que ela ocupa entre a população.