Moralização necessária
A luta pela depuração da vida pública, que vem de receber um importantíssimo impulso da força-tarefa da Operação Lava Jato, não pode prescindir da moralização das campanhas eleitorais, berço pródigo da corrupção que contaminou a política brasileira. Nesse sentido, duas ações recentes são muito bem-vindas. A primeira foi um anúncio feito no fim de semana pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, informando que o Ministério Público vai pedir o ressarcimento aos cofres públicos dos recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário que venham a ser usados para financiar políticos inelegíveis nas próximas eleições. Nada mais justo, pois é dinheiro público e, portanto, não pode ser usado por políticos com ficha suja em busca de foro privilegiado. A segunda é a disponibilização, pelo TSE, do sistema DivulgaCandContas, atualizado três vezes ao dia e pelo qual a população poderá acompanhar, via internet, as prestações de contas dos candidatos e partidos no curso da campanha eleitoral. Trata-se de uma ferramenta muito útil para que o eleitor saiba como e onde os políticos estão gastando uma fatia razoável dos impostos pagos com tanto sacrifício.
Sem definição
Alguns blogs políticos de Curitiba andaram anunciando hoje que o acordo PDT/MDB já está selado em torno da candidatura de Osmar Dias a governador, o que não procede. Isso só acontecerá se a aliança for estendida à eleição proporcional, pois os peemedebistas acreditam que só assim conseguirão fazer no mínimo três deputados federais.
Roberto Carlos
Para uma reaproximação entre os dois partidos, Roberto Requião teria aberto mão de impor seu irmão Maurício para compor a chapa majoritária. Se a aliança for fechada, segundo se comenta, a vice ficará com Luiz Fernando Delazari, aquele que se identificou com o nome do Rei Roberto Carlos ao assinar o livro de presenças em uma reunião na Acic, em Cascavel, quando era secretário estadual da Segurança.
Rosinha no Oeste
Agora devidamente homologado candidato a governador do Paraná pelo PT, Dr. Rosinha dará os primeiros passos de sua campanha no Oeste, cumprindo uma agenda de três dias na região. Passará a quarta-feira quase inteira em Cascavel para manter contatos com a imprensa e fazer as primeiras gravações para o horário eleitoral. À noite participará de uma plenária em Toledo, onde permanecerá toda a manhã seguinte, antes de seguir para Marechal Cândido Rondon e Guaíra. E na sexta irá a Medianeira e Itaipulândia antes de fechar o dia em Foz do Iguaçu.
Musa na reserva
Os paranaenses não terão a oportunidade de votar na Musa da Lava Jato. Ao contrário do que pretendia, o PRTB não lançou Rafaella Pilagallo como candidata, apenas como suplente ao Senado. Para o Palácio Iguaçu, o partido terá Geonísio Marinho na cabeça de chapa, com Paulo Nori de vice.
Terceiro prefeito
A cadeira de prefeito de Japira, no Norte Pioneiro do Paraná, foi assumida hoje pelo terceiro inquilino em menos de dois anos. Com a perda do titular Walmir Welington Silva, falecido em acidente de carro em 2017, o vice José Geraldo assumiu e foi cassado na última sexta-feira por improbidade administrativa. O prefeito agora é Lauro Aparecido Carvalho, que assumiu interinamente como presidente da Câmara até que seja realizada uma nova eleição.
|
Resposta rápida
Em breve pronunciamento pelas redes sociais, Leonaldo Paranhos determinou hoje que a Cettrans e a empresa terceirizada que administra o estacionamento de veículos apreendidos no trânsito de Cascavel resolvessem imediatamente o problema de um usuário que foi obrigado a pagar duas diárias depois de ter o seu carro retido por 15 horas. Fez mais: convocou o reclamante a visitá-lo, o que efetivamente aconteceu, e determinou a devolução de parte do dinheiro.
Acidente
A Secretaria de Cultura e Esportes emitiu nota informando que está fazendo todo o acompanhamento necessário do acidente ocorrido hoje cedo, no Centro Cultural Gilberto Mayer. Dois trabalhadores terceirizados da PIC (Penitenciária Industrial) que estavam fazendo a revitalização interna do espaço ficaram feridos ao despencarem de cerca de cinco metros de altura durante a desmontagem de um andaime. Ambos estão fora de perigo.
* Pílulas
* A vinda de Geraldo Alckmin a Cascavel rendeu mais de um minuto de gravação para o horário político do PSDB na televisão. * O pré-candidato tucano à Presidência da República esteve na cidade no dia 28 de junho para apresentar seu plano de governo para a agropecuária. * Com a escolha de Mirian Gonçalves para o Senado e a reserva de vice do Dr. Rosinha para uma muito provável aliança com o PCdoB, Elton Welter deverá mesmo concorrer a deputado estadual. * É uma forma de Toledo não ficar sem representação na Assembleia Legislativa, já que José Carlos Schiavinato concorrerá à Câmara dos Deputados. * A negativa do STJ de manter o processo sobre a duplicação da PR-323 nas mãos do juiz Sérgio Moro é mais um obstáculo na trajetória política de Beto Richa. * Esse caso teria rendido uma contribuição de R$ 2,5 milhões da Odebrecht para a campanha à reeleição do ex-governador. * O PT analisa seriamente a ideia de propor um jejum nacional de seus militantes em 4 de agosto, data da convenção nacional do partido para lançar a candidatura de Lula. * Mais interessante seria convocar os cerca de 14 milhões de desempregados, muitos dos quais não terão nem pão com mortadela para comer nesse dia.