Atenção: prazo para declarar IR vence antes da meia-noite
O último balanço da Receita Federal no Estado, feito no fim da tarde de sexta-feira, indicava que pouco mais de 400 mil paranaenses ainda não haviam entregado a declaração do Imposto de Renda 2018, cujo prazo expira pontualmente às 23h59 desta segunda-feira. De um total estimado de 1,85 milhões de declarações no Paraná, só 1,4 milhão haviam sido encaminhadas.
Quem não fizer a entrega no prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Em todo o País, até domingo a Receita já tinha recebido em torno de 25 milhões de declarações, de um total estimado de 28,8 milhões.
Aqueles que enviaram a declaração no começo do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, vão receber mais cedo as restituições do IR - caso tenham direito a elas -, com prioridade para idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais. Os contribuintes que não caírem na malha fina começarão a ser restituídos a partir de 15 de junho.
DADOS INCOMPLETOS
Para os contribuintes que não tiverem todos os documentos necessários, uma opção para evitar a multa é entregar a declaração incompleta e depois realizar uma declaração retificadora. Quem encontrou problemas na declaração já entregue também pode utilizar essa opção para corrigir os erros.
Para quem já entregou a declaração e vai retificar, é importante lembrar que ela deve estar no mesmo modelo da declaração original (completa ou simplificada). Também é necessário ter o número de entrega da declaração anterior para informar no novo documento.
Deve declarar toda pessoa que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2017. (Foto: Marcelo Casal/AGBR)