Criado no Paraná o Dia do Terço dos Homens
Agora é lei: o governador em exercício Darci Piana sancionou o projeto de lei do deputado estadual cascavelense Marcio Pacheco, aprovado pela Assembleia Legislativa e que torna 8 de setembro o Dia Estadual do Terço dos Homens, incluindo a data no Calendário Oficial do Paraná.
Convertida na Lei Estadual 21.458/2023, a proposta atende a uma reivindicação do movimento católico, que tem no Terço dos Homens uma ferramenta de fortalecimento da fé e incentivo a uma maior participação nas celebrações religiosas.
Para Pacheco, a data comemorativa promoverá movimentos de peregrinação e ações de celebração, comemoração e divulgação visando incentivar os homens a reazar.
"Para mim é motivo de grande alegria ser o autor desta lei. Este movimento tem como objetivo aproximar os homens de suas paróquias. Os homens se sentem acolhidos nesse ambiente, rezam o terço por sua família, buscam se aproximar de Deus. Promover a oração é, certamente, promover também uma sociedade melhor", afirma o deputado.
Pelo Brasil afora, o Terço dos Homens já é reconhecido por lei em diversos estados, como São Paulo, Sergipe, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão. (Foto: Valdir Amaral/Alep)