Cascavel, 03 de fevereiro de 2025
10/05/2023 - 07h46

E tome greve na Unioeste!

Comentários

Suzie
01/06/2023 - 17h45
TrabLhadorez tem direito a data base ou seja / reposição da inflação anual. Isso é o q nos foi tirado há 7 anos. Cumpra a lei e fica tudo certo. Data base p todos. Não só p judiciário e para políticos.

Edemar evangelista machado
19/05/2023 - 14h16
Tava vendo....a maioria q comentou funcionários Unioeste... Seguinte..esses professores só defendem o seu ...alunos estão sendo prejudicados .não ligam...outro ali acima fala q entregador de pizza ganha 2 k dólar...vão lá nos EUA entregar..e mais governo tinha q acabar c essas universidades...paga para aluno estudar nas particular....ia dar muito certo ...vejo alunos bolsista da fag medicina...estudam demais...

Evandro Oliveira de Brito
13/05/2023 - 13h14
Sempre a mesma manobra argumentativa para garantir a redução de salário. Ignorar a reposição das Federais e compara com o salário estrangulado pelas décadas de governo do PSDB em São Paulo. Seria interessante comparar o salário médio dos professores doutores pesquisadores USP/Unicamp, que estão no topo dos ranking internacionais, com o salário de profissionais da Europa e EUA ( o salário médio que você mesmo mostram equivale a 2.200 dólares. Isso é menos que o vencimento de um entregador de pizza nos EUA). Cadê a meritocracia que você tanto defendia. Kkkkkkkkkk

João Passos
12/05/2023 - 14h04
Observando os comentários de alguns, que acredito devam ser de pessoas ligadas a UNIOESTE, percebemos ofensas ao editor da matéria, jornalista e profissional que apresentou números sem ofender a ninguém. Uma notícia. Qual erro? Um cidadão chega a falar em "bolsonaristas"??? Com esses adjetivos e posturas, contra uma notícia e um jornalista, competente e com décadas de serviços prestados de conduta ilibada, no caso Toninho Sbardelotto, notamos que realmente o ensino brasileiro precisa ser revisto e deixar de ser fonte de uma só verdade, partido ou viés politico, não para doutrinar, mas para ensinar. Fato é que recentemente saímos de uma pandemia, universidades fechada, salários sendo pagos e agora em momento inoportuno, com todos procurando recuperar o tempo prejudicado pelo COVID 19, estamos vendo uma classe sem se preocupar com alunos, comunidade, entre outros, questionando um aumento de 40%, neste período difícil de economia pós pandemia?

fabiano
12/05/2023 - 12h09
Mas é lógico que vai querer colocar fogo no parquinho, bom falar mal da Universidade Pública, quando vemos um banner de uma faculdade particular no topo. Esses números citados devem ter vindo da terra onde tem nota de 3 reais... caro editor, pode fantasiar, mas criar um cenário de ficção científica, deixou até star treck no chinelo. Ao invés de publicar quanto que as cidades que possuem Universidades estaduais ganham diretamente com os salário de servidores e professores, e, indiretamente com o dinheiro de alimentação, aluguéis e outros gastos dos acadêmicos, poderia ter a noção de quanto são importantes.

Antonio
12/05/2023 - 11h48
Os salários citados das universidades estaduais paulistas são os valores iniciais para doutor RDIDP (Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa), enquanto os valores dos salários médios das universidades estaduais do Paraná estão próximos do salário do Professor Associado A (após 8 anos de carreira). É importante observar que os professores da USP, UNICAMP E UNESP tiveram seus reajustes nestes anos, que entre 2017 e 2022 corresponde ao valor da inflação do IPCA (índice oficial do governo) de cerca de 36%. Por outro lado, os professores do Paraná não tiveram reajuste.

Antonio
12/05/2023 - 11h27
Vocês acham mesmo que a Faciap, uma das entidades mais atuantes e de maior credibilidade do Paraná, iria "queimar o filme" contratando e divulgando uma pesquisa com números fictícios? Acordem!

Luciana
12/05/2023 - 06h44
Bom em relação as carreiras de professores estaduais serem exatamente as mesmas eu discordo,pois conheço professor que dá aulas pra adolescentes e professores que dão aulas na unioeste,e sim os salários é muito diferente,ambos com PhD em suas áreas ..... O que dá umas pra adolescentes ganha uma média de 10 k por meio período do dia com quatro turmas por dia ... O da universidade ganha 30 k trabalha duas vezes por semana com três turmas.... A questão é onde vc fez sua especialização e com quem pois tem pesos e medidas diferentes sim ... Colégio tem sim um status muito inferior a universidade

Guilherme Cavet
11/05/2023 - 18h32
Quem escreveu isso é, no mínimo, um vagabundo, que não sabe fazer uma média decente, que não sabe pesquisar direito, que não sabe realizar comparação coerente. Caro leitor, que espero que esteja lendo este comentário, a realidade material é outra. Faça o que esse "jornalista" de meia tigela não teve a capacidade mental de fazer e visite algum campus da unioeste e converse com os professores, visite o site da unioeste e veja a quantos anos estamos sem concurso público... Depois veja a USP, qual a quantidade de campus da USP e a quantidade de docentes concursados de lá, depois veja se a comparação desse inútil faz algum sentido.

César
11/05/2023 - 12h37
Peçam a conta e arrumem outro emprego.

Osmir Dombrowski
11/05/2023 - 09h40
É só pegar o edital do último PSS para contratação de professores na Unioeste para ver que esses números são mentirosos. Um doutor, Dr. de verdade, com título de doutorado obtido com defesa de tese, é contratado para receber 9 mil reais. Não sei o que esses lacaios da imprensa paranaense ganham destruindo o sistema estadual de ensino superior. Eles não sabem que a elite paulista construiu a USP como parte de um projeto de conquista do poder pelo Estado.

Valderi Pacheco
11/05/2023 - 00h51
Os números são mentirosos. Professores das Estaduais do PR têm todos o mesmo plano de progressões e salários. Se a média salarial da Unioeste for mesmo maior que da UEL, UEM e UEPG, o que duvido, seria por ter proporcionalmente ao total de docentes, um percentual maior de professores doutores ou em final de carreira. Não se trata de ganhar mais. A comparação é rasa e canalha, dois adjetivos bolsonaristas.

Luciana Oliveira de Fariña - Docente do Curso de Farmácia da UNIOESTE
10/05/2023 - 22h20
Como professora da UNIOESTE há 21 anos, vim de Minas Gerais para exercer a minha docência aqui na área da saúde. Aqui dou meu sangue, meus dias, muitas de minhas noites e finais de semana para a formação de qualidade de meus alunos ao nível de graduação e pós-graduação. Fico muito triste ao ver reportagens como esta que tentam desprestigiar nossa universidade e seus professores com dados falsos e sem referência, que só fazem desinformar e expressar uma opinião rasa. Nunca entendi essa necessidade de desqualificar a melhor universidade da região a as mentes mais qualificadas por aqui que atraem milhares de reais com pesquisa e desenvolvimento acadêmico e científico! Existem salários menores e maiores que esses, compatíveis com a formação e qualificação e atividade de cada docente, e estudaram muito para estarem aqui, assim como na UEL, UEM, UNICENTRO, UEPG, UENP, UNESPAR quase todas com greve deflagrada até este momento em que escrevo essas palavras. Muitos professores também trabalham como profissionais técnicos em suas áreas, principalmente da saúde nos hospitais e clínicas e em cargos de coordenação para fazer a Universidade caminhar, e tem seus salários ampliados devido ao serviço prestado ao estado, uma vez que concursos estão cada vez mais raros. Ter docentes qualificados e bem remunerados em um estado como o Paraná que arrecada milhões em impostos, deveria ser motivo de orgulho para todo o estado e para a região, e não de depreciação por parte de pessoas e imprensa dessa região. todos deveriam entender que somente o conhecimento e a ciência libertam o ser humano e dão a ele melhores oportunidades para seguir em frente. Fica aqui meu desabafo. Nossa luta é somente e nada mais do que a luta por ver nossos DIREITOS respeitados pelo Governo do Paraná, que são es responsáveis por esta situação, esses são aqueles que deveriam prezar pelo dever de respeitar aqueles que trabalham pelo bem público. Por isso digo sem a mínima vergonha e com o máximo de consciência: aqui formamos profissionais para serem melhores cidadãos, TENHO ORGULHO DE SER UNIOESTE!

Luciana
10/05/2023 - 20h55
Faça a pesquisa direito meu caro, os salários de Usp e Unicamp não são esses. E esse salário que vcs colocam aí não é o real dos professores.

Carlos Alberto
10/05/2023 - 14h12
É chegado a hora de fechar inúmeros cursos... e mandar alguns para casa mais cedo. Sisu, ProUni e Fies neles e sem doutrinação patologias... Eles ainda não perceberam que não fazem mais falta... o umbigo não deixa. A FAVOR DE CURSOS QUE O PR E O BRA PRECISAM, medicina, enfermagem, odontologia, engenharias, pedagogia entre outros pouco e sem doutrinação coisas que o Estado realmente precisa.

Envie seu Comentário