Atenção: o Detran não cobra para agendar exame de vista
O Detran do Paraná emitiu um alerta à população informando que golpistas estão falsificando sites na internet, com cópia do layout oficial do órgão, e patrocinando em sites de busca links que induzem o cidadão a pagar para realizar o agendamento do exame de vista em clínicas para a renovação da CNH, serviço que é feito sem custo algum. Todo e qualquer agendamento no Detran deve ser feito pelo site oficial.
Outro problema recorrente é link falso para página adulterada do pagamento do IPVA. Nesse caso, a recomendação é a mesma: buscar apenas portais oficiais com final "pr.gov.br". Além disso, todo controle do IPVA é feito pela Secretaria da Fazenda. Alguns sites fraudulentos induzem um suposto pagamento do IPVA oferecendo desconto irreal de 15%, mas dentro de um site que imita o layout do portal de serviços do Detran, que sequer coordena a cobrança desse tributo.
"É importante que, além do cidadão checar se o site que ele está navegando possui um endereço oficial, que ele lembre que o pagamento do IPVA não pode ser realizado pelo Detran. É somente pelo site da Fazenda. Além disso, alguns sites também estão falsificando o agendamento de horário para exame em clínicas, cobrando um valor de R$ 28,00, que, obviamente, não é feito. Este agendamento, pelo portal oficial do Detran, não tem custo", alerta o diretor-presidente do órgão, Adriano Furtado.
Para a renovação da CNH, o único pagamento que precisa ser realizado é o da taxa de renovação, que custa R$ 159,22 para uma renovação simples. O Detran-PR orienta qualquer cidadão que necessite de agendamento ou qualquer outro serviço que utilize os serviço digitais oficiais ou telefone para alguma unidade. Os links estão AQUI.
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
E como se isso tudo não bastasse, a Secretaria da Administração e da Previdência também está alertando os paranaenses, em principal os servidores públicos estaduais, sobre a tentativa de golpes relacionados à oferta e cobrança sobre empréstimos consignados.
Os golpistas utilizam os aplicativos de mensagens e chamadas telefônicas para entrar em contato com propostas de contratação de empréstimos com desconto na folha de pagamento ou afirmam que o cidadão está em atraso com as parcelas de um suposto contrato e exigem o pagamento dos juros. A Seap ressalta que não realiza esse tipo de contato. (Foto: Reprodução Youtube)