Plano diretor indica caminhos para o desenvolvimento do agronegócio
Apesar de ter apenas 2,3% do território nacional, o Paraná é responsável por 12% de toda a produção rural do Brasil, o que faz do setor o grande motor da economia do Estado, estágio alcançado em décadas de mobilização e trabalho dos produtores rurais.
O Sistema Faep/Senar-PR sempre foi um protagonista nesse sentido e, mais uma vez, toma a frente para garantir a prosperidade do campo. No Plano Diretor para o Agronegócio do Paraná 2019-2022, já entregue aos candidatos a governador, estão reunidos aspectos fundamentais para garantir que o setor siga firme nos trilhos do desenvolvimento.
O documento está dividido em três eixos. No primeiro há uma contextualização da importância do agro para a economia do Estado e para todos os paranaenses. No segundo são apontados objetivos e metas para o desenvolvimento sustentável do agro do Paraná. O terceiro capítulo, por sua vez, traz em detalhes as propostas para direcionar o desenvolvimento do setor em suas diversas áreas.
GRUPO ESTRATÉGICO
Uma das principais propostas do documento é a criação do Grupo Estratégico do Agronegócio, com a coordenação direta do. A ideia é que o grupo planeje e coloque em prática ações para garantir investimentos no agronegócio, permeando todas as cadeias produtivas, desde a produção no campo até o seu comércio e industrialização. Assim, com a devida autonomia e autoridade do novo órgão, será possível mobilizar todo o aparato do Estado para facilitar a implantação de projetos no setor, em conjunto com organizações da iniciativa privada. (Foto: Faep)