2ª Escola da Transparência começa a se tornar realidade
Símbolo do investimento racional do dinheiro público, a 1ª Escola da Transparência foi construída com recursos oriundos da economia feita pela Prefeitura de Cascavel nas licitações do transporte escolar e oferta, desde o início de 2021, ensino em tempo integral a aproximadamente 500 crianças da região norte da cidade.
A experiência deu tão certo que acabam de ser iniciadas as obras da 2ª Escola da Transparência, que ficará no Bairro Interlagos. O investimento de R$ 10,4 milhões é para uma estrutura de ponta para atender mais de 600 alunos com idade de 4 a 10 anos, também em tempo integral.
A estrutura está sendo edificada em uma área de mais de 4 mil m² e contará com 13 salas de aula para o ensino fundamental (com bloco destinado às atividades extracurriculares), quatro salas de pré-escola com instalações sanitárias anexas, sala de uso múltiplo infantil, sala de uso múltiplo do ensino fundamental, sala de reforço, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, depósito de materiais de limpeza, instalações sanitárias acessíveis, auditório com 171 lugares, pátio e parquinho coberto com piso emborrachado e complexo de brinquedos adequado à faixa etária a ser atendida.
A área administrativa contará com ambientes para secretaria, arquivo inativo, direção, sala de professores, sala de hora atividade, depósito de materiais pedagógicos e instalações sanitárias de funcionários. Na área de serviços há a previsão de refeitório para 245 pessoas, cozinha, despensa, lavanderia, depósito de materiais de limpeza, abrigo de resíduos, central GLP, vestiário para os servidores da cozinha e acesso exclusivo para carga e descarga de insumos e merenda escolar.
Haverá estacionamento para 21 veículos e reservatório elevado de água potável, com reserva para combate à incêndios pela rede de hidrantes. A unidade também possuirá ginásio poliesportivo com vestiários feminino e masculino, instalações sanitárias acessíveis, depósito de material de educação física, almoxarifado e arquibancadas e se chamará Escola Municipal Professora Ilizete Santa Bonato Pasini. O prazo para conclusão é de 12 meses.
A rede municipal de ensino de Cascavel, a propósito, tem recebido investimentos grandiosos nos últimos seis anos, período em que mais de 70 escolas foram revitalizadas, outras dez construídas e cinco em fase de construção. (Foto: Secom/PMC)