A história de sucesso do novo Cidadão Honorário de Cascavel
Com o plenário tomado por familiares, amigos e colaboradores, o empresário Roberto Kaefer recebeu nesta quinta-feira (4) o título de Cidadão Honorário de Cascavel. "Um dos maiores nomes do agronegócio brasileiro", resumiu Josias de Souza ao justificar a homenagem, proposta por ele e aprovada por todos os vereadores.
Gaúcho de Roque Gonzales (1957), Roberto Kaefer é filho de Henrique Helmuth e Maria Liboria Kaefer, casado com Susi Mary Nichele Kaefer, pai de Daniel e Mikhael e avô de Pedro Henrique e Lorenzo.
Ele chegou no interior do Paraná ainda na infância, cursou o primário e depois iniciou o segundo grau no Seminário São José Operário, em Cascavel, mas se formou no curso de Técnico em Contabilidade. Posteriormente, cursou Administração de Empresas e fez pós-graduação na área pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Na juventude, trabalhou na área comercial da antiga empresa Sadia, em Toledo, onde permaneceu por quatro anos até criar a empresa Globo Comércio com o pai e os irmãos. Foi essa empresa que, anos mais tarde, se transformou na hoje gigante Globoaves, com sede em Cascavel uma das principais produtoras de ovos, pintainhos e genética avícola do Brasil.
Comandada por ele, a Globoaves gera cerca de 5mil empregos em unidades administrativas, incubadoras, granjas e fábricas de ração, atuando não só no Paraná, mas também em outros 13 estados brasileiros.
Durante toda sua vida, Roberto Kaefer participou ativamente das associações do setor, como o Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná), atualmente presidido por ele, bem como do InPAR (Instituto Paranaense de Reciclagem) e da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).
Também marcaram presença na cerimônia o prefeito Leonaldo Paranhos, o deputado estadual Márcio Pacheco, o presidente da Acic, Genésio Pegoraro, o presidente da Cooperativa Lar, Irineo da Costa Rodrigues, o representante da diretoria da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), Edson Vasconcellos, e os vereadores Alécio Espinola, Policial Madril, Sadi Kisiel, Professora Beth Leal, Xavier, Pedro Sampaio, Misael Jr, Cidão da Telepar e Valdecir Alcântara. (Foto: Flávio Ulsenheimer/CMC)