Lula põe no GSI general que integrou o governo Bolsonaro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse na manhã desta quinta-feira (4), em Brasília, ao general Marcos Amaro como novo ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) em substituição ao ex-ministro Gonçalves Dias, que teve uma passagem relâmpago pelo cargo, deixado por ele em 19 de abril, logo após a divulgação de imagens que o mostravam no interior do Palácio do Planalto interagindo com os vândalos durante os atos de 8 de janeiro.
Interessante que Amaro integrou o governo de Jair Bolsonaro, quando ocupou um cargo de consultor estratégico da Caixa Econômica Federal no período de 16 de maio de 2022 a 3 de janeiro de 2023. Ele tem 65 anos e é general da reserva do Exército.
Durante sua vida militar, serviu em unidades de artilharia em Jundiaí (SP), no Rio de Janeiro (RJ) e em Olinda (PE) e comandou unidades em Cuiabá (MT) e Santa Maria (RS). Também foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e adido militar na embaixada do Brasil no Suriname, além de chefe da Divisão de Inteligência do Centro de Inteligência do Exército, adjunto do próprio GSI, secretário da segurança presidencial e chefe da Casa Militar da Presidência, além de chefe do Estado-Maior do Exército. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)