Campanha ajuda a reduzir o número de mortes no trânsito
A campanha Maio Amarelo chega à sua 10ª edição no Paraná tendo como foco destacar o poder de cada cidadão no cuidado com as pessoas no trânsito. Com o tema "No trânsito, escolha a vida", os organizadores do movimento pretendem conscientizar motoristas e pedestres de que não colocar outras pessoas em risco é também uma maneira de salvar vidas e evitar acidentes e lesões nas estradas e ruas brasileiras.
Com mais de 15 anos de mobilização mundial, o Maio Amarelo chega à sua décima edição no Brasil. No Paraná, a campanha foi oficialmente instituída por proposição do deputado Hussein Bakri com a Lei Estadual nº 18.624, de 20 de novembro de 2015. Desde então, órgãos públicos e instituições da sociedade civil organizada promovem anualmente, ao longo do mês de maio, inúmeras atividades de conscientização por um trânsito mais seguro em todo o estado.
O autor da lei declarou que "as estatísticas mostram que 90% das mortes no trânsito são provocadas por falhas humanas. Portanto, há um campo e uma necessidade enormes de que todos nós sejamos mais atentos e prudentes ao volante. Esse é o objetivo do Maio Amarelo, que criamos em 2015 para conscientizar os motoristas paranaenses. Se uma vida for salva graças à campanha, já terá valido à pena".
ESTATÍSTICAS
A importância da realização de ações de educação no trânsito se torna cada vez mais importante uma vez que, mesmo com a Campanha Maio Amarelo mostrando redução nestes 10 anos, as estatísticas ainda são preocupantes. De acordo com o Renaest (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito do Ministério da Infraestrutura), em 2022 o Paraná registrou 89.957 acidentes envolvendo 140.966 veículos. Os óbitos recuaram de 3.629 em 2021 para 2.662 em 2022.
No Brasil, o organizador da Campanha Maio Amarelo é o Observatório Nacional de Segurança Viária, que procura desenvolver uma ação coordenada entre poder público e sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada e assim, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
A campanha conta com o apoio da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Sest (Serviço Social do Transporte), Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), SNT (Sistema Nacional de Trânsito) e Secretaria de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, além de parceiros institucionais e poder público em todos os estados da Federação.
Os materiais de divulgação da Campanha Maio Amarelo podem ser acessados gratuitamente para divulgação em https://www.onsv.org.br/maioamarelo/materiais-maio-amarelo . (Arte: Leonardo Cunha/Alep)