Cascavel é 2ª cidade do Paraná com mais acidentes de trabalho
A pujança do mercado imobiliário da Capital do Oeste contrasta com um cenário que exige uma profunda reflexão por parte de empresas e trabalhadores. Em 2022, segundo dados mais recentes do Observatório do Trabalho Decente nos Municípios Brasileiros, Cascavel registrou nada menos que 2.886 notificações de acidentes de trabalho (18% mais que em 2021), ficando atrás no Paraná apenas de Curitiba, que teve 9.317 registros no período.
O engenheiro civil Geraldo Canci, gerente da regional do Crea-PR, comenta que o Conselho tem a consciência dos riscos que trabalhadores têm corrido diariamente no exercício de suas atividades sem as devidas proteções individuais e coletivas e que lembra que muitos dos acidentes nem são informados.
"Por isso, reforçamos as fiscalizações, na busca de fazer com que as empresas e os profissionais atuem sempre em conformidade com as leis e normas técnicas de segurança do trabalho que regem suas atividades e que sejam fiscalizados pelos órgãos competentes. É importante ressaltar que o profissional habilitado é fundamental para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados e a proteção da sociedade como um todo", afirma Canci.
Levantamento do Crea-PR mostra que o mercado da construção civil vem numa linha crescente de emissão de ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica) nos últimos anos, saltando de 18,3 mil em 2020 para 31,5 mil em 2022. A ART identifica de forma legal, objetiva e rastreável, que a obra e/ou serviço foi planejado e executado por um ou mais profissionais legalmente habilitados pelo Crea, e que cabe exclusivamente a este ou a estes profissionais a responsabilidade técnica por ambos. Mas é preciso avançar mais.
Em âmbito nacional, nos últimos 10 anos foram registradas 25 mil mortes decorrentes de acidente de trabalho, o que teve um impacto de R$ 136 bilhões para o poder público.
PAPEL DO PODER PÚBLICO
Durante todo o mês de abril, que é dedicado à conscientização e prevenção de acidentes de trabalho, a Secretaria de Saúde de Cascavel desenvolveu uma série de ações para lembrar sobre a importância do uso de equipamentos de proteção e outras medidas de segurança. Foram realizadas palestras em inúmeras empresas da cidade. (Foto: Divulgação)