Líderes do Oeste debatem risco de invasões, pedágio e Ferroeste
Um encontro de líderes do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), da Caciopar e da Acic com representantes da Assembleia Legislativa do Paraná, realizado nesta sexta-feira (28), em Cascavel, colocou em pauta três dos assuntos de maior relevância para a região atualmente: o risco do retorno das invasões de terra, o novo pedágio e a nova Ferroeste, tida como grande solução para o gargalo do setor de transportes não só do Paraná, mas também do vizinho Mato Grosso do Sul.
"Os agricultores são os responsáveis pela produção de alimentos e de riqueza no Paraná e as ameaças de invasões trazem um clima de insegurança no campo, ocasionando prejuízo à economia e ao desenvolvimento", destacou o deputado estadual Marcio Pacheco, um dos participantes do encontro.
Ainda de acordo com Pacheco, que retratou essa preocupação dos agricultores paranaenses recentemente na Assembleia, "é inaceitável qualquer tipo de ameaça aos produtores".
Na mesma reunião, que teve a participação do também deputado estadual Marcel Micheletto, os líderes das entidades reiteraram a necessidade de o Estado amparar os agricultores e ressaltaram que o Paraná conta com 450 mil propriedades rurais, 74% delas consideradas pequenas.
Eles também se discorreram sobre o pedágio (em especial a duplicação da BR-277) e a extensão da Ferroeste. "São obras imprescindíveis para o desenvolvimento regional", observou o presidente do POD, Alci Rotta Junior.
Pacheco manifestou apoio às demandas e se colocou à disposição para auxiliar nas pautas do setor produtivo regional, que também esteve representado no encontro pelo presidente da Acic, Genesio Pegoraro, pelo vice-presidente da Caciopar, Reni Fernandes, e outros diretores do POD. (Foto: Divulgação)